{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
CeasaMinas adota novo modelo para divulgação de preços de hortifruti
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/sempreeditora/cidades-contagem-tempo-de-recordar-contagem-aniversario-contagem-1725041284?qlt=90&ts=1725041552348&dpr=off

CeasaMinas adota novo modelo para divulgação de preços de hortifruti

Parceria com a Universidade Federal de Viçosa cria índice detalhado que trará atualizações semanais e mensais dos preços em Contagem

Por Admin

18/07/2025 08:30 · Publicado há 3 horas
Categoria: Economia

A CeasaMinas e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançarão, em 17 de julho de 2025, o Índice de Preços de Hortigranjeiros (IPH), uma iniciativa inédita que moderniza a divulgação dos preços dos hortifrutis no entreposto de Contagem.

Sobre o Índice de Preços de Hortigranjeiros (IPH)

O IPH analisará os preços de 58 produtos que correspondem a 97% da oferta do mercado da CeasaMinas em Contagem. Conforme Wilson Guide, chefe do departamento técnico da CeasaMinas, o índice é "muito mais elaborado" que o balanço anterior, que se baseava apenas em médias simples.

Periodicidade e Atualizações

Uma novidade trazida pelo novo modelo é a divulgação dos preços tanto semanalmente quanto mensalmente, enquanto antes a divulgação ocorria apenas mensalmente. Essa abordagem permitirá à sociedade ter acesso a informações mais recentes e precisas.

Francisco Cassuce, professor da UFV, explica: "o cálculo levará em consideração semanas de referência que se iniciam toda quinta-feira anterior até a quarta-feira da semana de referência". Por exemplo, os dados da semana atual foram coletados entre 10 e 16 de julho.

Abrangência e Manutenção do Método de Coleta

O IPH inicialmente não cobrirá os preços das demais unidades da CeasaMinas localizadas em Uberlândia, Governador Valadares, Caratinga, Barbacena e Juiz de Fora.

Mantendo práticas anteriores, a coleta dos dados continuará sendo feita às segundas, quartas e sextas-feiras, dias de maior movimento no mercado. O volume comercializado de cada produto seguirá influenciando a formação dos preços, por exemplo, um aumento no preço da banana maçã terá pouco impacto no preço geral das frutas devido ao seu menor volume de consumo.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade