{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/3d06ab9/2147483647/strip/true/crop/1538x866+19+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F11%2F63%2Fc3e317e840f39375a8a0913733b8%2Fwhatsapp
Rodrigo Caetano detalha preparação da CBF para Copa do Mundo de 2026
Diretor de Seleções da CBF explica o uso do Mundial de Clubes para aprimorar o preparo da Seleção Brasileira para o Mundial sediado nos EUA, Canadá e México
Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), está nos Estados Unidos acompanhando o Mundial de Clubes da FIFA. Em entrevista exclusiva à TV Sim Brasil, ele revelou que a viagem também serve para intensificar os preparativos para a Copa do Mundo de 2026, que será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Protocolos de Segurança e Condições Climáticas
O dirigente comentou sobre os protocolos de segurança relacionados às condições climáticas adversas, que já causaram paralisações em diversas partidas do Mundial de Clubes devido a alertas de tempestade. "O sorteio da Copa do Mundo é em dezembro, muitas coisas serão conversadas. Mas a gente tem que entender o que a FIFA pode e o que ela não pode intervir. Isso [paralisações por condições climáticas] é uma lei do estado deles aqui, às vezes até da prefeitura, como é o caso de Orlando", explicou.
Rodrigo lembrou que, durante a preparação para a Copa América do ano passado, tiveram que seguir protocolos rigorosos de proteção e segurança, com treinamentos suspensos em caso de alertas meteorológicos. Ele também apontou que em alguns locais há restrições para filmagem de treinos com drones, algo que precisa ser considerado na escolha dos locais para o período pré-Copa.
Definição dos Locais de Treinamento
O diretor revelou que a CBF já está mapeando as sedes de interesse para preparação, mas que a definição oficial dependerá do sorteio da Copa do Mundo, previsto para dezembro. "O que a gente tem que decidir até dezembro é onde estaremos no período pré-Copa, a preparação", disse.
Ele enfatizou que a escolha levará em conta vários fatores como centro de treinamento, hotelaria, logística e temperatura, buscando locais com condições que se assemelhem às que a seleção enfrentará durante a competição. "São muitas variáveis, mas estamos estudando com muita cautela e muito cuidado", completou.
Importância do Fuso Horário e Participação de Carlo Ancelotti
Um dos principais aspectos para a escolha da sede será o fuso horário. Caetano ressaltou que o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, está acompanhando todo o processo de preparação. "Ele [Ancelotti] participa de tudo, está inteirado de todos os assuntos e participa principalmente dessa questão do planejamento para o ano que vem. Onde podemos ficar, quais os impactos dessa sede que temos que escolher, porque envolve fuso horário, onde os atletas que jogam na Europa vão estar, facilidade de adaptação", afirmou.
Caetano explicou que, diferente do Brasil que tem orientação norte-sul, os Estados Unidos são um país horizontal, com fuso leste-oeste, o que requer cuidados específicos para que os atletas tenham a melhor infraestrutura possível para desempenhar seu máximo. "O Ancelotti é nosso líder", concluiu.
Contexto Atual
Carlo Ancelotti deve chegar aos Estados Unidos no dia 11 de julho para acompanhar a final do Mundial de Clubes. O Fluminense é o único clube brasileiro que permanece na disputa, enfrentando o Chelsea na semifinal. A outra semifinal será entre PSG e Real Madrid.