{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/05/08/mulher_no_notebook_01-51517920.jpg
Prazo para Declaração do Imposto de Renda e Restituições
Entenda como garantir sua inclusão no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda
Aqueles que desejam ter a chance de receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote precisam enviar suas declarações até esta sexta-feira (9). Neste dia, a Receita Federal concluirá a lista dos contribuintes que farão parte do primeiro lote de restituição.
Datas Importantes
Até a última quarta-feira (7), mais de 20,5 milhões de declarações já foram enviadas ao fisco. A consulta ao primeiro lote será aberta no dia 23 de maio, enquanto o pagamento está agendado para o dia 30 do mesmo mês. Os valores serão depositados na conta indicada pelo contribuinte, podendo também ser realizados via Pix.
Critérios de Prioridade
A distribuição dos lotes segue uma ordem de prioridade estabelecida pela Receita Federal. Os primeiros a serem restituídos são:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves;
- Contribuintes que têm o magistério como a principal fonte de renda;
- Quem utilizou a declaração pré-preenchida e escolheu receber via Pix;
- Demais contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por restituição via Pix.
Após o primeiro lote, a Receita disponibilizará mais quatro lotes, sempre com pagamentos realizados no último dia útil de cada mês.
Calendário de Restituições
Confira abaixo as datas de pagamento para os lotes de restituição:
- 1º lote - 30 de maio;
- 2º lote - 30 de junho;
- 3º lote - 31 de julho;
- 4º lote - 29 de agosto;
- 5º lote - 30 de setembro.
Importância da Declaração
A restituição é obtida quando o imposto retido ao longo de 2024 é maior do que o imposto devido pelo contribuinte. Se a declaração não for apresentada até 30 de maio, poderão ser aplicadas multas que variam de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
Cuidados ao Declarar
Os contribuintes que ainda não iniciaram a declaração devem verificar se se encaixam nas regras de obrigatoriedade. É crucial reunir todos os documentos necessários antecipadamente e preencher as informações com atenção, visto que o uso da declaração pré-preenchida pode gerar erros. "Não é porque a informação está na pré-preenchida que a informação está certa", alertou José Carlos Fonseca, supervisor nacional do Imposto de Renda na Receita Federal.
Encerrando a Declaração
Se você precisa declarar, vale a pena consultar as 12 situações que obrigam alguém a prestar contas. Caso não se encaixe nessas condições, você pode perder a oportunidade de recuperar valores que foram retidos na fonte.