{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/5985102/2147483647/strip/true/crop/1600x899+0+0/resize/500x281!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F65%2F62%2F765675eb4f9985d62cc2300c9398%2Fmontagem-c
De portas abertas: turismo de imersão transforma Brumadinho em destino além de Inhotim
Projeto Céu de Montanhas valoriza saberes locais e oferece vivências imersivas de turismo rural em Brumadinho
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no município de Brumadinho, moradores abriram as portas de suas casas e sítios para o turismo de imersão. Para além do roteiro tradicional da cidade — como, por exemplo, a visita ao Inhotim —, os turistas têm a oportunidade de mergulhar na cultura, gastronomia e saberes tradicionais do Vale do Paraopeba.
Projeto Céu de Montanhas
As diversas atrações, que vão de experiências gastronômicas a aulas de cerâmica, fazem parte do catálogo do Céu de Montanhas, projeto de turismo rural e de base comunitária que integra o Programa de Fomento ao Turismo Sustentável em Brumadinho — uma iniciativa da Vale, em parceria com o Instituto Rede Terra.
Vivências e roteiros
Ao longo do ano, o Céu de Montanhas promove vivências divididas em circuitos com diferentes enfoques, nos quais os visitantes podem desfrutar de um itinerário completo com atrações segmentadas. No último fim de semana, ocorreu o primeiro Circuito de Turismo Rural, com preços entre R$ 40 e R$ 80 por pessoa e por vivência, em cinco espaços do município.
Sítio Fotossíntese
O Sítio Fotossíntese é um ponto quase obrigatório do circuito, onde os turistas são recebidos pela bióloga Nina Morais e pelo geógrafo Gustavo Moraes. O casal oferece aos visitantes café da manhã com produtos frescos e almoço com saladas e flores comestíveis colhidas no sítio. O local abriga quinze espécies de abelhas sem ferrão brasileiras, e os visitantes aprendem sobre sua importância para o ecossistema.
Rancho do Peixe
O Rancho do Peixe, na comunidade de Piedade do Paraopeba, na Encosta da Serra da Moeda, é outra opção do roteiro. Com ambiente rústico e espaço amplo, o restaurante oferece pratos tradicionais da culinária mineira e receitas com peixe, administrado pela família de Dona Vera, que lidera a cozinha desde 1991. Desde que o projeto Céu de Montanhas começou, o local tem registrado aumento no número de clientes.
Aprisco Chèvremon
Na fazenda Chèvremon, Ramon Fiúza e sua esposa Cida Souza produzem queijos e outros produtos com leite de cabra, além de abrir as portas do sítio para turistas. Ramon desenvolveu queijos especiais como o "Chèvremon", "Nhottim" e "Céu de Montanhas". As visitas incluem degustação de queijos, doce de leite artesanal, pão de queijo com leite de cabra e café.
Turismo sustentável e comunidade
No total, 39 empreendimentos em Brumadinho oferecem experiências no turismo de imersão, beneficiando diretamente 133 empreendedores locais. Danielle Teixeira, analista de sustentabilidade da Vale, destaca o objetivo de reduzir a dependência da mineração, fortalecendo os negócios locais. As vivências estão disponíveis durante todo o ano e podem ser agendadas individualmente.
Informações para visitantes
Os interessados podem obter mais informações e fazer reservas no site do projeto Céu de Montanhas ou na plataforma Experimente Brumadinho, garantindo um turismo de experiência rico em cultura, gastronomia e tradição local.