{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Produtores de soja têm até 31 de julho para declarar conformidade com vazio sanitário em Minas
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/119dd31/2147483647/strip/true/crop/1199x675+1+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Fa4%2F2b%2Fe177b8024e00aff36b09cf3b9167%2Fdesign-se

Produtores de soja têm até 31 de julho para declarar conformidade com vazio sanitário em Minas

Prazo final para envio da declaração pelo site do IMA reforça medidas contra a ferrugem asiática e garante a sanidade da soja exportada por Minas Gerais

Por Admin

18/07/2025 10:00 · Publicado há 3 horas
Categoria: Outros

Produtores de soja em Minas Gerais têm até o dia 31 de julho para enviar o formulário eletrônico de declaração de conformidade com o vazio sanitário da soja. A entrega é obrigatória e deve ser feita exclusivamente pelo site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Importância da Declaração

O envio da declaração de conformidade é fundamental para que o Estado possa responder de forma eficiente a ameaças fitossanitárias. Com essas informações, o IMA consegue mapear as áreas cultivadas e monitorar o cumprimento da medida, além de planejar ações de controle mais eficazes, especialmente em situações de risco.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Brasil manteve-se como o maior exportador mundial de soja entre 2023 e 2024, com Minas Gerais exportando o produto para 45 países. Isso reforça a necessidade de manter rígidos padrões fitossanitários para preservar a sanidade da produção e a competitividade no mercado internacional.

Leonardo do Carmo, gerente de defesa sanitária vegetal do IMA, destaca que "cada produtor que cumpre o vazio sanitário e envia a declaração está contribuindo não só para proteger a própria lavoura, mas também toda a cadeia produtiva. É uma responsabilidade compartilhada, que fortalece a economia e garante acesso a mercados exigentes".

O que é o Vazio Sanitário?

O vazio sanitário da soja corresponde a um período de 92 dias, entre 1º de julho e 30 de setembro, durante o qual é proibido manter qualquer planta viva de soja nas áreas de cultivo. Essa medida visa impedir a sobrevivência da ferrugem asiática, uma praga que utiliza plantas remanescentes para se multiplicar e atacar novas plantações de forma precoce e agressiva.

Durante esse intervalo, o produtor deve eliminar completamente todas as plantas vivas da leguminosa. "Esta ação é uma estratégia fundamental para interromper o ciclo da ferrugem asiática. Quando o agricultor elimina todas as plantas vivas no período correto e envia a declaração, ele protege a sua próxima safra", afirma Leonardo do Carmo.

O IMA é responsável pela fiscalização do cumprimento do vazio sanitário e pelo fornecimento de orientações aos produtores. Em casos de descumprimento, o órgão pode aplicar sanções.

Outros Procedimentos Obrigatórios

Além da declaração de conformidade com o vazio sanitário, os produtores devem cadastrar as áreas de cultivo a cada safra, em até 30 dias após o plantio. Esse cadastro é feito localmente no escritório do IMA, por meio da Ficha de Inscrição de Unidade de Produção.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade