{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/zubeldia-opina-sobre-gramado-do-pacaembu-e-avalia-segunda-casa-para-a-temporada?qlt=90&ts=1738225293836&dpr=off
Zubeldía comenta sobre o gramado do Pacaembu como nova 'segunda casa'
Treinador avalia pontos positivos e negativos da nova arena recém-inaugurada.
O técnico Luis Zubeldía foi direto ao ponto ao avaliar o novo Pacaembu, estádio recém-inaugurado e que recebeu na quarta-feira (29) o duelo entre Portuguesa e São Paulo pelo Campeonato Paulista. No primeiro teste com times profissionais, o gramado sintético da arena recebeu bastante chuva ao longo da partida e não apresentou problemas. Entretanto, para o treinador, alguns cuidados precisam ser tomados quando se fala do uso de gramado artificial.
Avaliação do Gramado
O comandante são-paulino não escondeu que prefere, sem dúvidas, um gramado natural. Para ele, além do impacto técnico do jogo, que pode afetar no estilo que algumas equipes se comportam em campo, há um aspecto físico preocupante relacionado a lesões.
Opinião sobre a nova arena
Apesar de suas reservas sobre o gramado sintético, Zubeldía elogiou a nova arena, que ainda está passando pelos ajustes finais das obras, mas já pode receber público normalmente. Não à toa, será a casa da Portuguesa enquanto o Canindé passa por reformas de modernização. "De preferência, se não é sintético, melhor. Sempre natural me parece melhor. Mas esse estádio me parece espetacular. Mas, para mim, é grama natural," disse ele.
Prioridade do MorumBis
O treinador também foi perguntado sobre a possibilidade do São Paulo escolher atuar em outro estádio, até mesmo fora de São Paulo, caso o MorumBis esteja sendo usado, como aconteceu no ano passado. Naquele momento, o Tricolor jogou no Brinco de Ouro, em Campinas, interior paulista, e na capital Brasília, no Mané Garrincha.
Apesar da nova opção de estádio no Pacaembu, Zubeldía segue dando total prioridade a atuar apenas no MorumBis. "Quero jogar no MorumBis e quero que os torcedores venham. Para mim, a prioridade vai ser sempre o MorumBis. Se não for o MorumBis, para mim é tudo igual, sendo aqui [na capital] ou em qualquer outro lugar," afirmou.
Impacto no calendário
Por ser tratado como um dos principais locais para shows de grande porte na cidade de São Paulo, o estádio tende a ficar ocupado em algumas datas durante o ano, o que impacta no calendário do Tricolor, que passará a buscar um novo lugar para jogar. Agora, além das opções anteriormente mencionadas, o Pacaembu passará a ser uma "segunda casa" dos clubes da capital.