{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Concurso culinário 'Sabor da Memória' valoriza receitas afetivas em Belo Horizonte
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/06/26/1000x1000/1_pa__o_de_queijo_foto_beto_eterovick_4097-55041168.jpg?20250626143340?20250626143340

Concurso culinário 'Sabor da Memória' valoriza receitas afetivas em Belo Horizonte

Projeto incentiva moradores com mais de 60 anos a compartilhar pratos tradicionais e histórias que ajudam a preservar a herança gastronômica da capital mineira

Por Admin

03/07/2025 15:35 · Publicado há 16 horas
Categoria: Gastronomia

Estão abertas até 8 de agosto as inscrições para o concurso Sabor da Memória - Receitas Afetivas, promovido pelo Grupo Cultural Meninas de Sinhá. A iniciativa irá selecionar 20 receitas enviadas por moradores de Belo Horizonte com mais de 60 anos, valorizando não apenas a culinária, mas também as histórias e memórias por trás dos pratos que influenciaram a cultura local.

Contexto do Concurso

O projeto, com inscrições feitas exclusivamente pelo site, busca ultrapassar o universo da gastronomia e celebrar a diversidade alimentar trazida por idosos de diferentes origens, que ao longo dos anos ajudaram a construir o mosaico de sabores de BH. A curadoria será realizada por Patrícia Brito, culinarista e pesquisadora, e pelo chef Afonso Bicalho. Eles estarão atentos a pratos com forte ligação familiar, ancestral e artesanal.

Critérios e Participação

O concurso é destinado a pessoas com mais de 60 anos residentes em Belo Horizonte. Cada candidato pode inscrever até duas receitas que tenham relação direta com memórias afetivas familiares ou comunitárias, desde que não utilizem ingredientes ultraprocessados. São especialmente bem-vindos produtos artesanais e tradicionais, como queijos locais, farinhas de moinho e embutidos caseiros.

Premiação e Registro das Memórias

As receitas escolhidas integrarão um livro especial, com relatos afetivos dos participantes, e também serão registradas em vídeo, disponibilizados gratuitamente no YouTube e no site do projeto. "Essas receitas contam histórias. Elas revelam um pouco de onde essas pessoas vieram, do que trouxeram na bagagem e do que aprenderam aqui. É um retrato vivo da transformação da cidade pela força de seus moradores", explica Patrícia Brito.

Histórico e Impacto Social

O projeto é uma evolução da edição inicial, de 2023, que era voltada a idosos institucionalizados. Agora, amplia-se para toda a população da terceira idade, aumentando seu alcance social e cultural. "As Meninas de Sinhá têm como missão reconhecer e valorizar o potencial do público envelhecente. Esse concurso é uma forma de mostrar que as histórias dessas pessoas são fundamentais para entendermos a formação da nossa cultura alimentar", destaca Patrícia Lacerda, coordenadora do grupo.

Atividades Paralelas e Realização

Além do concurso, estão previstas oficinas e atividades culturais para o público 60+, com divulgação nas redes sociais do grupo Meninas de Sinhá. A realização é do Grupo Cultural Meninas de Sinhá, com produção da Queromais Arte e Cultura, incentivo do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte e apoio de parceiros como Banco do Brasil, Mercado Livre, Instituto Localiza, Mapfre, Rede Globo, Mart Minas e Societe Generale.

Sobre o Grupo Cultural Meninas de Sinhá

Fundado em 1996 por Dona Valdete Cordeiro, no bairro Alto Vera Cruz, o Grupo Cultural Meninas de Sinhá é reconhecido por seu trabalho social com mulheres acima de 50 anos. A organização atua no fortalecimento da autoestima e da valorização de experiências de vida, sendo referência entre OSCs de Belo Horizonte.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade