{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/01/30/520x405/1_wec60901-45592219.jpg?20250130204037?20250130204037
Lula critica prefeitos que optam por escolas particulares, enquanto seus filhos estudaram em colégio privado
Declaração do presidente em evento de educação contrasta com sua própria história familiar nos anos 1990
O presidente Lula (PT) voltou a criticar, na última segunda-feira (10), prefeitos que elogiam a educação pública, mas matriculam seus filhos em escolas particulares. A declaração foi feita durante a entrega do Selo Nacional do Compromisso para Alfabetização, uma cerimônia promovida pelo Ministério da Educação que reconheceu estados e municípios que se destacaram na alfabetização das crianças na idade certa.
Critica às Inconsistências
Durante o evento, Lula destacou a responsabilidade das gestões municipais em apoiar o governo federal nas iniciativas voltadas para a educação. Ele enfatizou que o mesmo ensino oferecido aos filhos dos prefeitos deveria ser disponibilizado a todas as crianças. "Muitas vezes é assim. Você chega em uma cidade e pergunta: 'Prefeito, como está a educação? Ah, está maravilhosa, a educação aqui é fantástica.' Aí você pergunta: 'Teu filho estuda na escola fantástica? Não, estuda na particular'", disse Lula.
O Retorno à Escola Pública
Lula expressou que o país só prosperará quando as classes médias voltarem a frequentar as escolas públicas, o que, segundo ele, ocorrerá apenas quando essas instituições forem aprimoradas. "E só vai voltar quando ela melhorar," afirmou.
Contradições Pessoais
Entretanto, a afirmação de Lula se contradiz com o fato de que seus quatro filhos biológicos frequentaram escolas privadas nos anos 1990, período em que ele era candidato à presidência. Uma reportagem de 1994 revelou que os filhos de Lula estudavam de forma gratuita em uma escola particular em São Bernardo, no ABCD paulista, um benefício concedido por um dos proprietários da instituição. Na época, Sandro Luís e Luis Cláudio, os filhos em idade escolar, tinham cerca de 9 e 15 anos, respectivamente. Atualmente, a mensalidade para um aluno do ensino médio na mesma escola gira em torno de R$ 2.000.
Reiterações e Preocupações
O presidente já havia manifestado opiniões semelhantes em um discurso anterior, quando o Instituto de Matemática Pura e Aplicada foi credenciado como uma instituição de ensino superior em dezembro de 2023. Naquela ocasião, ele criticou os preconceitos em relação às instituições públicas e descreveu sua luta para expandir as Olimpíadas de Matemática para escolas públicas, que antes eram limitadas às instituições privadas.
Saúde e SUS
Além das críticas à educação, Lula também questionou os gestores municipais por não utilizarem o Sistema Único de Saúde (SUS), mencionando sua própria experiência como paciente no Hospital Sírio-Libanês, onde ele foi internado recentemente para uma cirurgia de emergência devido a um hematoma na cabeça.