{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/economia/2025/3/14/economia-mater-dei-belo-horizonte-mg-1741897016.jpg
Henrique Salvador é nomeado Imortal da Academia Nacional de Medicina
Presidente da Rede Mater Dei recebe honraria por suas contribuições à medicina
O presidente do Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, será empossado, nesta sexta-feira (14), como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (ANM). O médico especialista em ginecologia e mastologia ocupará a vaga da Cadeira nº 61, na Secção de Cirurgia, que tem como patrono Luís da Cunha Feijó, pioneiro na prática da cesariana no Brasil.
Trajetória e Contribuições
Aos 66 anos, Henrique Salvador, filho de José Salvador, fundador do Mater Dei em Belo Horizonte, possui uma trajetória de estudos, pesquisas e diversas contribuições para a medicina. Com mais de 1.200 participações em eventos nacionais e internacionais, possui mais de 241 publicações, incluindo 12 livros nas áreas de ginecologia, mastologia e gestão.
Processo de Nomeação
Em entrevista, Salvador explicou: "É a honraria máxima que um médico pode receber. Hoje eu ouvi um médico muito conhecido num grupo de médicos dizendo que ser membro titular da Academia Nacional de Medicina é o topo da carreira de um médico." Ele comentou ainda sobre a importância da academia, que foi fundada em 1829 por Dom Pedro I.
Desafios e Responsabilidades
"O que se espera de um acadêmico é que, primeiro, seja presente nas atividades da academia. Segundo, que possa contribuir, na sua área de expertise, com dados e informações", disse Salvador, enfatizando o papel do acadêmico na atualização e compartilhamento de conhecimento.
Inovações na Medicina
Salvador também destacou a importância de seu trabalho científico inédito sobre o câncer de mama, que compara a eficácia da radioterapia aplicada durante e após a cirurgia. "Desde 2008, implementamos essa técnica aqui no Brasil, que já era utilizada na Europa e nos EUA."
Perspectivas Futuras
Sobre o futuro do Mater Dei, Salvador está otimista: "Estamos construindo um novo hospital em São Paulo, em parceria com a Bradesco Saúde, e investindo em tecnologia para melhorar nossos serviços." Ele acredita que a academia será uma plataforma para continuar contribuindo para o avanço da saúde no Brasil.