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Secretário de Zema alerta sobre a perda de investimentos na Grande BH
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Secretário de Zema alerta sobre a perda de investimentos na Grande BH

Pedro Bruno, Secretário de Estado de Infraestrutura, defende concessão de rodovias para melhorar a logística e atrair investidores.

Por Admin

26/02/2025 09:05 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Política

O Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno, expressou preocupações sobre a perda de investimentos na Grande Belo Horizonte. Ele argumenta que a concessão de rodovias na região é fundamental para atrair novas empresas e resolver problemas logísticos que afastam investidores.

Desafios logísticos na Grande BH

Pedro Bruno destacou que a região enfrenta um "grande problema" relacionado ao gargalo logístico, que impede a instalação de novas fábricas, como a da Heineken em Passos, que poderia, segundo ele, estar em Pedro Leopoldo, se a infraestrutura fosse mais eficiente.

Transformação da Mobilidade

Bruno afirmou que, com investimentos adequados em infraestrutura, seria possível transformar a mobilidade na região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto prevê a concessão do lote de rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, com um investimento de R$ 5 bilhões para 150 km de rodovias, visando a duplicação de estradas e a construção de viadutos e passarelas.

Impacto nos Usuários

O secretário disse que as melhorias podem reduzir o tempo de deslocamento em até 60%, beneficiando diretamente os trabalhadores que se deslocam diariamente para a capital. Com a construção de novas vias e contornos, espera-se uma significativa redução no tempo de viagem.

Polêmica sobre Pedágios

A instalação de 12 praças de pedágio, com tarifas variando entre R$ 1,45 a R$ 5,57, gerou controvérsia. Bruno explicou que a estrutura de pedágios foi desenhada para garantir uma "justiça tarifária", onde os usuários pagam de acordo com a distância percorrida, utilizando um sistema de free flow que não interrompe o tráfego.

Colaboração com a Assembleia Legislativa

Sobre os projetos que visam proibir a cobrança de pedágios, Pedro Bruno afirmou que a Assembleia é uma parceira importante e que o debate sobre a infraestrutura é fundamental para encontrar soluções que atendam à população. Ele reiterou que o investimento privado é crucial e que a concessão é a única forma viável de realizar as obras necessárias na região.

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