{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Como a Maternidade Revoluciona a Vida na Cozinha
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/05/08/1000x1000/1_edy_e_cris_certa-51614118.jpg?20250508164756?20250508164756

Como a Maternidade Revoluciona a Vida na Cozinha

O impacto da maternidade na carreira de chefs e cozinheiras brasileiras

Por Admin

10/05/2025 05:04 · Publicado há 2 horas
Categoria: Gastronomia

Um nascimento é capaz de construir restaurantes e modificar completamente a rotina e a vida de uma chef ou cozinheira que passa a ser, primeiramente, uma mãe.

Maternidade como um Divisor de Águas

Muitas mulheres consideram a maternidade um privilégio ou um sonho. O desejo de ser mãe, inclusive, é o que une grande parte do público feminino, apesar da diversidade de gostos e personalidades entre as mulheres. A geração de uma vida, seja ou não algo planejado, é, sem dúvidas, um divisor de águas na vida de uma mulher. A maternidade, afinal, emerge novas preocupações que passam a figurar nos pensamentos dos pais, principalmente os de “primeira viagem”.

Desafios da Maternidade e da Profissão

Apesar da maior parte das mães serem amparadas com a licença maternidade, pouco se fala sobre o trabalho diário e sem fim que a maternidade requer após esse período. Filhos pequenos, mesmo que não sejam recém-nascidos, que demandam mamadas e cuidados diversas vezes ao dia, também exigem das mães muito tempo, paciência e dedicação. Tudo isso, quando atrelado ao trabalho de uma mãe que atua dentro da cozinha de restaurantes, se torna um desafio ainda maior.

Histórias Inspiradoras

Em casos como o de Ana Clara Valadares, chef mineira, dentre as portas que a maternidade abriu estão a de dois estabelecimentos comandados por ela. Junto com o marido, já tinha outros empreendimentos, mas foi com o nascimento dos filhos que Ana decidiu chefiar outras casas. Ela foi convidada para trabalhar no Birosca, em Belo Horizonte, durante o puerpério e logo quatro meses após o parto já assumiu esse desafio.

A chef Ana Gabi Costa, do restaurante Trintaeum, também ressalta a importância de uma rede de apoio forte e uma divisão de tarefas domésticas com o marido. Durante suas primeiras gestações, a ajuda da família foi crucial para conciliar sua carreira com a maternidade.

Transformações Pessoais e Profissionais

A maternidade trouxe para Ana Gabi a percepção de que as crianças têm suas particularidades, o que a motivou a adaptar sua culinária às necessidades de seus filhos. Cristiane Rocha, proprietária do Sinhá Erozitha, também enfrentou desafios pessoais e profissionais, encontrando apoio na sua mãe enquanto lidava com a maternidade e um divórcio.

Conexões Familiares na Gastronomia

Na A Casa da Agnes, a chef Agnes Farkasvolgyi trabalha ao lado de sua filha Camilla, que traz uma perspectiva moderna para a culinária tradicional da família. Esse desejo de criar um ambiente acolhedor e familiar é uma constante entre as chefs entrevistadas, que perceberam que a maternidade transformou não apenas suas vidas, mas também suas abordagens na cozinha.

Conclusão

Essas histórias exemplificam como a maternidade não só altera a rotina de mulheres que cozinham, mas também pode impulsionar a criação de novos empreendimentos e uma conexão mais profunda com a gastronomia.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade