{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/13/520x405/1_moraes_990x557-46439199.jpg?20250213125646?20250213125646
Relator da OEA se encontra com escritor alvo de censura judicial
Pedro Vaca, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vai dialogar com Ricardo Lísias, que teve seu trabalho censurado por Alexandre de Moraes.
Pedro Vaca, o relator sobre liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), terá um encontro nesta sexta-feira, 14, em São Paulo, com o escritor Ricardo Lísias. O encontro contará também com a presença de representantes de várias entidades da sociedade civil.
Contexto da Censura
Nesta semana, em sua visita ao Brasil, Vaca já se reuniu com os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ricardo Lísias é autor do livro “Diário da cadeia”, publicado sob o pseudônimo de Eduardo Cunha. Ele encontra-se sob censura imposta por Alexandre de Moraes, que atendeu a um pedido de Cunha para que os livros fossem retirados das vendas até que seu nome fosse excluído da obra.
Decisão Judicial e Repercussões
A decisão judicial se baseia na alegação de que o livro induz o público ao erro, criando a falsa impressão de que Cunha seria o verdadeiro autor. Contudo, na capa do livro, o pseudônimo está claramente indicado. Em um desenvolvimento recente, um recurso da editora contra a decisão de Moraes teve julgamento agendado para a Primeira Turma do STF, com datas programadas entre 21 e 28 de fevereiro, mas o caso foi retirado da pauta na quarta-feira, 12.