{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica-cristiano-silveira-1739231899?qlt=90&ts=1739232316166&dpr=off
Cristiano Silveira assume a liderança da minoria na ALMG
Após negociação, o presidente do PT será o novo representante do bloco de oposição ao governo Zema.
O Partido dos Trabalhadores (PT) garantiu a liderança da minoria na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Após uma disputa que se estendeu por vários dias, o bloco de oposição ao governador Romeu Zema (Novo) indicou o deputado e presidente estadual do PT, Cristiano Silveira, para o cargo. A confirmação foi feita a TV Sim Brasil no dia 10 de fevereiro por fontes ligadas à ALMG.
Substituição e Acordos
Silveira sucederá o deputado Dr. Jean Freire (PT), que ocupou a liderança nos últimos dois anos. A transição aconteceu após um consenso com o deputado Professor Cleiton (PV), que também estava interessado na posição. Cleiton, inicialmente resistente em abrir mão da candidatura, acabou retirando sua proposta e garantiu uma das quatro vice-lideranças do bloco, além de um assento na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Cenário Político
O deputado Professor Cleiton defendia que outro partido do bloco, que inclui também PCdoB, Rede e PSOL, deveria assumir a liderança da minoria. Cristiano Silveira, por sua vez, havia afirmado a aliados que já havia um acordo com Freire sobre sua ascensão ao cargo, com Freire ocupando a função nos primeiros dois anos da legislatura e Silveira nos dois últimos.
Papel do Líder da Oposição
Ulysses Gomes (PT), líder do bloco de oposição, estava empenhado em promover um consenso para evitar uma votação interna para a escolha do líder da minoria, o que poderia expor tanto Cristiano quanto Cleiton a pressões indesejadas. Na legislatura anterior, Cristiano Silveira havia exercido a função de 2º vice-presidente, e agora sua ascensão é vista como uma continuação da influência do PT na ALMG.