{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Rodrigo Pacheco se despede da presidência do Senado exaltando a democracia
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/01/14/520x405/1_whatsapp_image_2025_01_14_at_19_21_46-44723155.jpeg?20250201104136?20250201104136

Rodrigo Pacheco se despede da presidência do Senado exaltando a democracia

Minutos antes da eleição no Senado, o senador fez um balanço dos últimos quatro anos à frente da Casa

Por Admin

01/02/2025 11:03 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Política

Rodrigo Pacheco (PSD) encerrou seu ciclo à frente do Congresso Nacional com um discurso de exaltação à democracia. Minutos antes da eleição no Senado, o senador fez um balanço dos últimos quatro anos à frente da Casa e destacou o compromisso do Parlamento na defesa do regime democrático.

Defesa da Democracia

Ao trazer Pacheco para perto, Lula pode frear Zema. "O que deve mais nos orgulhar neste período de quatro anos, sem dúvida alguma, é a defesa intransigente da democracia no Brasil. O Senado se uniu num momento de negacionismo e de ataques antidemocráticos. Parece óbvio que a democracia deve ser garantida no Brasil, mas vivemos tempos que exigem reafirmação constante desse compromisso", afirmou.

Agradecimentos e Legado

Pacheco ressaltou que a manutenção da democracia foi uma prioridade de sua gestão. "Considero que este é um legado de todos os senadores, da mesa diretora anterior e da atual. O Senado não se furtou a garantir o respeito às instituições, a harmonia entre os poderes e a soberania do povo na definição dos destinos da nação."

Imprensa e Autoritarismo

O agora ex-presidente do Senado também defendeu o papel da imprensa na sustentação do regime democrático. "Mais do que nunca, em tempos de absurdismos, negacionismos e desafios políticos, é fundamental que a sociedade e a política se unam no enfrentamento ao autoritarismo. E essa democracia não prescinde de uma imprensa livre, organizada e comprometida com a verdade."

Reconhecimento e Homenagem

Pacheco fez questão de agradecer aos jornalistas que cobrem o Congresso. "Ao final deste ciclo, gostaria de agradecer a todos vocês da imprensa pela relação de convivência ao longo desses quatro anos. Em tempos de fake news e de descompromisso com a verdade nas redes sociais, nunca foi tão importante uma imprensa livre e profissional."

Ele também estendeu seus agradecimentos aos senadores e aos membros da Mesa Diretora que o acompanharam nos últimos dois biênios. "Pode-se criticar o Congresso em vários aspectos, mas não se pode questionar sua capacidade de entregar resultados. Tivemos uma produtividade significativa em marcos legislativos e reformas estruturais essenciais. Agradeço a confiança dos colegas que me permitiram dirigir os trabalhos desta Casa."

Memória dos Senadores Perdidos

O ex-presidente do Senado também mencionou os chefes dos outros poderes. "Quero agradecer à nossa Casa irmã, a Câmara dos Deputados, na pessoa de Arthur Lira. A despeito de divergências, que são normais na democracia, o trato sempre foi respeitoso e cordial. Também agradeço ao Executivo, na pessoa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e ao Judiciário, na figura do ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal."

Por fim, Pacheco relembrou o impacto da pandemia de COVID-19 e homenageou os senadores que perderam a vida durante a crise sanitária. "Não posso deixar de registrar a memória dos colegas José Maranhão, Arolde de Oliveira e Major Olímpio, que faleceram no exercício do mandato. Faço aqui este reconhecimento saudoso ao papel de cada um deles em um momento tão crítico da vida nacional."

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade