{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Rio de Janeiro será sede da reunião do Brics, anuncia chanceler
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20governo-brasilia-rio_de_janeiro-joe_biden-1731960626?qlt=90&ts=1739632434152&dpr=off

Rio de Janeiro será sede da reunião do Brics, anuncia chanceler

O encontro de líderes do Brics está agendado para julho de 2025.

Por Admin

15/02/2025 13:08 · Publicado há 2 mêses
Categoria: Política

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou neste sábado (15) que a reunião dos chefes dos líderes do Brics, prevista para julho deste ano, acontecerá no Rio de Janeiro. O chanceler aparece em vídeo divulgado nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes (PSD).

Detalhes do Evento

“O presidente me autorizou a anunciar que a reunião dos chefes de Estado do Brics será no Rio de Janeiro, no mês de julho deste ano, nos dias 6 e 7, quando receberemos na cidade os chefes de estado dos 20 países que integram o Brics, como membros plenos e parceiros”, afirmou Mauro Vieira. “Mais uma vez, o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional”, continuou, no vídeo gravado na residência oficial do prefeito do Rio.

Importância do Rio de Janeiro

O Brasil assumiu, em 2025, a presidência rotativa do BRICS, grupo de cooperação internacional formado por países em desenvolvimento, que atualmente é composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã. O prefeito Eduardo Paes expressou gratidão pela decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e destacou que a importância da cidade para o país é novamente reconhecida.

Reconhecimento da Cidade

O evento acontecerá um ano após a cidade sediar a Cúpula do G20. Paes declarou: "Rio, mais uma vez, é capital do mundo. Foi o G20 ano passado, agora Brics e, quem sabe, eu ainda não consigo a assinatura do decreto presidencial dizendo 'Rio capital honorária do Brasil'." No início do mês, o prefeito teve uma reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto, onde a Prefeitura do Rio formalizou o pedido para que a cidade seja reconhecida como "capital honorária" e "cidade federal" do país.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade