{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Moradores enfrentam alagamentos com esgoto em Ribeirão das Neves
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cidades-ribeirao_das_neves-chuva-alagamento-1738281352?qlt=90&ts=1738281485238&dpr=off

Moradores enfrentam alagamentos com esgoto em Ribeirão das Neves

Problemas estruturais em residencial geram prejuízos e noites sem dormir para os habitantes.

Por Admin

30/01/2025 22:02 · Publicado há 3 mêses
Categoria: Outros

"Não temos paz." É dessa forma que moradores do Residencial Atenas, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, se sentem durante o período chuvoso. Eles denunciam um erro estrutural na edificação que faz com que os apartamentos sejam inundados. Os prejuízos se acumulam, assim como as noites mal dormidas, devido ao medo de ter o imóvel tomado pela água e pelo esgoto.

Relatos de Prejuízos

Robson Correia, um dos moradores afetados, compartilhou sua experiência: "Mudei em 2020 e, desde então, meu apartamento já foi inundado umas nove vezes. No início, a água voltava pelos ralos, aí a construtora fez uma obra, mas a situação piorou. Agora, ela volta pela área da porta de vidro que dá acesso aos apartamentos. A água da chuva se mistura com os resíduos das caixas de esgoto e gordura. Ou seja, fica aquela bagunça." Ele destacou que já perdeu móveis mais de uma vez, incluindo um sofá contaminado com água de esgoto.

Medos e Inseguranças

O episódio mais recente de alagamento ocorreu na última segunda-feira (27 de janeiro). "A água veio muito rápido e tomou o apartamento. Começamos a puxá-la com o rodo para evitar que entrasse ainda mais. Imagina se estivéssemos fora de casa? Quando chegássemos, a situação estaria ainda pior", ressaltou Correia. Ele confessou que não consegue ter uma noite tranquila por conta do medo de acordar com o apartamento inundado.

Condições Estruturais e Ação Judicial

Ariane Carneiro, outra moradora, mencionou que, assim que assumiu a sindicância do residencial, moveu uma ação na Justiça por "obra inacabada". "O problema aqui é estrutural, e a construtora tem consciência. Ela já fez intervenções, mas não resolveu. Desde a primeira chuva forte, os apartamentos alagam. O problema é o caimento da rede pluvial e o escoamento da água da chuva", explica.

Possíveis Soluções

Segundo Ariane, é necessário refazer a rede para que haja um caimento adequado, pois qualquer excesso de água provoca alagamento. "Em menos de 20 dias, neste ano, já tivemos dois alagamentos. É muito complicado. Os moradores estão sendo muito prejudicados", conclui. A reportagem tentou contato com um dos responsáveis pela construtora, mas o retorno ainda é aguardado.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade