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Consumo das famílias de BH registra aumento em comparação a 2024
Levantamento da Fecomercio revela melhora na satisfação com a renda, consumo e acesso ao crédito em Belo Horizonte
O consumo das famílias em Belo Horizonte apresentou crescimento em março, conforme divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomercio MG) nesta segunda-feira (24/3). O estudo apontou melhorias na satisfação com a renda atual, no nível de consumo e no acesso ao crédito.
Satisfação com emprego e perspectiva profissional
A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) indicou que 29,9% das famílias da capital mineira sentem-se mais seguras em relação aos seus empregos quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Além disso, 37,1% dos entrevistados esperam uma melhora na carreira nos próximos seis meses, destacando avanços na perspectiva profissional.
Renda familiar e consumo
Quanto à renda familiar, 48,1% dos participantes consideraram que ela se manteve igual ao do mesmo período do ano passado, enquanto 26,9% perceberam um aumento. Apesar disso, o nível de consumo gerou mais insatisfação: 43,7% afirmaram estar comprando menos. Para os próximos meses, 33,2% esperam aumento no consumo, enquanto 35,1% acreditam que o consumo permanecerá estável.
Compra de bens duráveis
A pesquisa também revelou que a compra de bens duráveis não está nos planos de 73,8% dos entrevistados. Entre as famílias com renda inferior a 10 salários mínimos, 58,3% não esperam melhora profissional nos próximos meses.