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Jovens líderes promovem debates em escolas de Minas Gerais
Iniciativa inovadora busca fomentar o protagonismo juvenil e a cultura democrática nas comunidades.
Estudantes de Minas Gerais estão fazendo a diferença em suas comunidades por meio dos Debates Públicos nas Escolas, um programa pioneiro no Brasil que pretende se expandir para outros países em 2025. Esta iniciativa, promovida pela Ashoka Brasil, visa estimular o protagonismo juvenil e fortalecer a cultura democrática nas escolas.
Objetivos e Metodologia
O projeto é gratuito e se desenvolve ao longo de seis meses, já tendo formado 38 jovens líderes em todo o país, impactando mais de 4.500 pessoas em 14 estados. Durante o programa, os estudantes discutem temas relevantes, como infraestrutura escolar, qualidade da educação e o ambiente escolar, ligando esses tópicos aos desafios e aspirações dos alunos.
Temas em Debate
Débora Myrlan, articuladora nacional do projeto, afirma que no 3º Ciclo de Formação de Lideranças, realizado em 2024, foram abordados temas como o sistema eleitoral e questões ambientais. "Discutimos assuntos como primeiro voto, justiça climática, saúde mental e direitos dos jovens rurais e indígenas", declarou Myrlan. Neste ano, a expectativa é que os debates incluam questões que colocam o Brasil em destaque global, como a COP 30, que ocorrerá em Belém, no Pará.
Inclusão e Acessibilidade
Embora o foco esteja nas juventudes, o projeto é inclusivo e aberto a pessoas de todas as idades e níveis educacionais. "O importante é que os temas debatidos sejam relevantes para os jovens e que eles tenham voz nas discussões", ressaltou Débora.
Experiências Transformadoras
Wallace Matheus, um jovem de 19 anos que participou do 2º Ciclo de Debates, relatou como a experiência o inspirou a promover debates em sua comunidade em Unaí, Minas Gerais. Ele enfatizou a importância do ambiente seguro para discussões, onde os alunos se sentem à vontade para expressar suas opiniões. "O simples ato de debater pode despertar um grande interesse e engajamento nos alunos", comentou.
Desafios e Oportunidades
A falta de interesse de algumas escolas em investir em debates é uma preocupação expressa por representantes da Ashoka. "O sistema educacional brasileiro tem um potencial enorme para ser transformador, e promover espaços de debate é crucial para isso", afirmou um embaixador da organização.
Impacto nas Comunidades
O impacto do projeto se reflete em histórias como a de Felipe Briguente, estudante e professor, que mobilizou debates em sua escola em Rosário da Limeira. Ele destacou a importância de dar voz a crianças e adolescentes nas discussões e como isso pode influenciar o diálogo em suas famílias.