{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/1901bac/2147483647/strip/true/crop/1000x563+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F21%2Fb0%2Fc0d8ebc54bbcaf230973c41b585c%2Fortiz.jpg
Atlético perde para Flamengo e vê rival reassumir liderança do Brasileirão
Com gol de Léo Ortiz, Flamengo vence por 1 a 0 no Maracanã e acumula terceira vitória consecutiva no campeonato nacional
O Atlético não conseguiu segurar o Flamengo no duelo deste domingo (27), válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Léo Ortiz, o time carioca venceu por 1 a 0 e reassumiu a liderança da competição. O Galo, que desperdiçou uma chance clara com Rony no primeiro tempo, estacionou nos 20 pontos e caiu para a 13ª posição na tabela.
Desempenho recente das equipes
Com o resultado, o Atlético soma três derrotas consecutivas na Série A, após perder para Bahia, Palmeiras e Flamengo. O time dirigido por Cuca não venceu desde a retomada do campeonato após a pausa para o Mundial de Clubes. O Flamengo, por outro lado, vive um momento positivo, com três vitórias seguidas contra Fluminense, Bragantino e Atlético, alcançando 36 pontos e retomando a liderança do Brasileirão.
Próximos confrontos
As equipes voltarão a se enfrentar na próxima quinta-feira (31), desta vez pela Copa do Brasil, também no Rio de Janeiro. Será o primeiro jogo das oitavas de final da competição nacional. O Flamengo foi campeão na edição anterior após vencer o Atlético na final. O jogo de volta está marcado para 6 de agosto, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Escalações e mudanças
Para o jogo no Maracanã, o técnico do Flamengo Filipe Luís contou com o retorno do volante Allan e do atacante Gonzalo Plata, ausentes na última partida. Viña, recuperado de lesão, foi titular pela primeira vez em 2025, formando o trio uruguaio com Varela e Arrascaeta.
Já o Atlético, comandado por Cuca, teve que alterar a defesa devido à suspensão do zagueiro Lyanco. Igor Rabello entrou para formar dupla com Júnior Alonso, enquanto Saravia assumiu a vaga de Natanael, atuando como um terceiro zagueiro. No meio-campo, Gabriel Menino substituiu o lateral-esquerdo Caio.
Detalhes da partida
O primeiro tempo foi movimentado e equilibrado, com ambos os times criando boas oportunidades. Aos cinco minutos, Rony perdeu uma chance clara ao chutar para cima do último defensor flamenguista após dividir com o goleiro Rossi. O Flamengo respondeu com Bruno Henrique, que quase marcou um gol olímpico.
Um lance polêmico marcou os 35 minutos da etapa inicial: Plata foi parado por Fausto Vera dentro da área, e o árbitro Ramon Abatti Abel inicialmente marcou pênalti. Após revisão do VAR, o lance foi anulado, sendo marcada falta na entrada da área e mantendo o cartão amarelo para o jogador do Atlético.
No segundo tempo, o Flamengo voltou com mais intensidade e pressão, dificultando as ações do Atlético, que não conseguiu criar chances claras e teve o goleiro Rossi mais como espectador da partida.
Gol da vitória e estreia no Atlético
Aos 29 minutos, em cobrança de falta de Luiz Araújo, Léo Ortiz subiu mais que a defesa atleticana e marcou de cabeça o gol da vitória para o Flamengo.
Aos 32 minutos, o técnico Cuca promoveu a estreia do atacante Biel pelo Atlético, recém-contratado por empréstimo junto ao Sporting, de Portugal, usando a camisa 77.
Resultado final
Apesar da pressão final do Atlético em busca do empate, o placar não foi alterado. O jogo terminou Flamengo 1 x 0 Atlético no Maracanã.
Informações adicionais
Flamengo (formação inicial): Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Viña; Allan (Evertton Araújo), Jorginho e Arrascaeta (Wallace Yan); Plata (Luiz Araújo), Bruno Henrique e Pedro (Juninho).
Atlético (formação inicial): Everson; Renzo Saravia (Igor Gomes), Igor Rabello, Júnior Alonso; Fausto Vera (Natanael), Alan Franco, Gabriel Menino e Scarpa; Cuello (Bernard), Rony (Biel) e Hulk.
Gol: Léo Ortiz, aos 29 minutos do segundo tempo, para o Flamengo.
Cartões amarelos: Allan, Pedro, Viña (FLA); Fausto Vera, Everson, Hulk, Saravia (CAM).
Renda: R$ 3.222.665,00
Público: 54.547
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro.
Data e horário: 27 de julho de 2025, às 20h30 (de Brasília).
Arbitragem: Ramon Abatti Abel (Árbitro), com auxílio de Bruno Boschilia e Alex dos Santos. VAR: Márcio Henrique de Gois.
Transmissão pela Premiere e Sportv.