{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/18c379f/2147483647/strip/true/crop/1000x563+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F4a%2F6e%2F8f55e99d4cf0ae989ebdcd76c287%2Ffotojet.j
Verstappen vence corrida sprint do GP da Bélgica de F1; Bortoleto termina em 9º
Holandês ultrapassou Piastri no início da prova e se manteve na liderança até o final da corrida sprint realizada em Spa-Francorchamps
Max Verstappen, piloto da Red Bull, conquistou a vitória na corrida sprint do GP da Bélgica de Fórmula 1, realizada na manhã deste sábado (26). Oscar Piastri, da McLaren, e Lando Norris, também da McLaren, completaram o pódio da prova. Gabriel Bortoleto, representante brasileiro da Sauber, largou em 10º e terminou a prova em 9º lugar, ficando uma posição abaixo da zona de pontuação da corrida sprint.
Desenvolvimento da corrida
A McLaren, virtual campeã de construtores, teve um desempenho abaixo do esperado no início da prova, largando em ritmo lento. Max Verstappen manteve a Red Bull próxima de Piastri e, ainda na primeira volta, ultrapassou o pole position Oscar Piastri pela parte externa da pista para assumir a liderança. Lando Norris, que partiu em terceiro, foi ultrapassado pela Ferrari de Charles Leclerc.
Gabriel Bortoleto aproveitou a ausência da Alpine de Pierre Gasly, que enfrentou problemas mecânicos após se classificar em oitavo para a prova sprint, e ganhou uma posição, assumindo o 9º lugar entre os pilotos Isack Hadjar e Liam Lawson, da Racing Point.
Manutenção das posições e disputa pelo pódio
Na quarta volta, Norris recuperou a posição sobre Leclerc, retomando o terceiro posto. Verstappen seguia firme na liderança, mantendo uma vantagem de 0s5 sobre Piastri, que era seguido por Norris, Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz e Oliver Bearman. Bortoleto buscava se aproximar de Hadjar na disputa pela 8ª posição.
Durante a metade da corrida sprint, os pilotos mantiveram suas posições, com uma distância segura entre eles, sem novas ultrapassagens. Na disputa pela liderança, Verstappen, Piastri e Norris abriram uma vantagem de 3s6 em relação a Leclerc. No final do pelotão, Lewis Hamilton ocupava a 16ª posição.
Últimas voltas e resultados finais
A luta pela ponta se intensificou na décima volta, com Piastri utilizando o sistema de asa móvel para tentar ultrapassar Verstappen, mas enfrentando pressão também de Norris. Bortoleto estava isolado em 9º, a 1s7 de Hadjar, que estava na zona de pontuação, já que os oito primeiros recebem pontos na corrida sprint.
Na volta final, Piastri não conseguiu completar a ultrapassagem, mesmo com a asa aberta, e Verstappen comemorou sua 12ª vitória em corridas sprint, conquistando oito pontos na classificação do Mundial de Pilotos. O pódio foi completado pelos pilotos da McLaren, Piastri e Norris, seguidos por Leclerc, Ocon e Sainz. Bortoleto resistiu à pressão de Lawson e finalizou em nono lugar.