{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/26e3c0b/2147483647/strip/true/crop/1280x721+0+325/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Fe4%2F0f%2F6729cc4d44ba927d2b01c6e87dcd%2F095b24c
IV Festival Arte & Movimento celebra os 50 anos do Grupo Corpo com programação gratuita em Ouro Preto (MG)
Evento ocorre de 24 a 26 de julho no espaço cultural Saramenha Artes e Ofícios com workshops, residência artística e oficinas gratuitas
O IV Festival Arte & Movimento, que em 2025 comemora os 50 anos do conceituado Grupo Corpo, será realizado em Ouro Preto, no espaço Saramenha Artes e Ofícios, entre os dias 24 e 26 de julho. Criado por Paulo Rogério Lage, o festival oferece uma imersão artística composta por workshops, residências e bate-papos, resgatando a tradição dos históricos festivais estudantis da cidade.
Programação e atividades
A agenda inclui um workshop e uma residência artística com as bailarinas Janaína Castro e Silvia Maia, além de um bate-papo com Rodrigo Pederneiras, coreógrafo do Grupo Corpo, que será mediado por Paulo Rogério Lage. O festival oferece 36 vagas para participação nas atividades, com bolsas que cobrem estadia e alimentação no Saramenha Artes & Ofícios.
As vagas são divididas em três grupos: 12 para alunos de dança de todo o país, 12 para estudantes residentes em Ouro Preto e 12 para participantes do projeto social Corpo Cidadão.
Outras atrações e encerramento
A abertura oficial do festival, realizada em 20 de julho, contou com o espetáculo "Jobim Canção", apresentado por Paula Morelenbaum e Arthur Nestrovski. O encerramento será marcado por uma apresentação dos bailarinos participantes da residência artística, acompanhados pelo pianista André Codeço e o violonista Tabajara Belo.
Além das atividades de dança, o festival oferece oficinas de pintura em azulejo e torno em cerâmica, ministradas pelos professores da Saramenha: Écio de Souza, Gustavo de Souza, Raquel Samara e Lia Rangel.
Exibições de documentários e idealizador
Na programação também estão previstas as exibições dos documentários "Excertos do Ballet do Amor Brasileiro", de Cláudio Santos, "Olinda Sacra", dirigido por Paulo Rogério Lage, e "Textura do Pinho", com direção de Tabajara Belo e Gabriel Caram.
Paulo Rogério Lage, economista, ex-presidente da Rádio Inconfidência e ex-diretor do Palácio das Artes, é o idealizador dos Festivais da Saramenha Artes & Ofício. Ele fundou o centro cultural Saramenha, que valoriza a arte popular em diversas formas, e a produtora Palco Marketing Cultural, responsável por projetos em mais de 300 cidades brasileiras e 40 cidades no exterior, reforçando o compromisso de tornar a arte acessível e transformadora.
Informações úteis
Datas: 24, 25 e 26 de julho
Local: Saramenha Artes e Ofícios
Endereço: Rodovia dos Inconfidentes, Km 85, Santo Amaro do Botafogo - Ouro Preto
Eventos: Gratuitos, com entrada liberada conforme lotação dos espaços
Canais oficiais: www.saramenhaarteseoficios.com.br / Instagram: @saramenhaarteseoficios