{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Frio impulsiona vendas de roupas de inverno, mas indústria mantém cautela
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/economia/2025/7/12/economia-vendas%20inverno-roupas%20frio-industria_textil-1752274206.jpeg

Frio impulsiona vendas de roupas de inverno, mas indústria mantém cautela

Apesar do aumento nas vendas com a chegada do inverno, a indústria têxtil mantém postura cautelosa diante dos desafios econômicos atuais.

Por Admin

13/07/2025 20:00 · Publicado há 11 horas
Categoria: Economia

O inverno de 2025 trouxe um alívio para o comércio e a indústria de malhas e tricôs. Após um ano de 2024 com vendas tímidas, devido a longos períodos sem chuva e temperaturas mais altas, o setor observa uma melhora no movimento com a chegada dos dias frios. No entanto, a indústria permanece cautelosa, pois, apesar do aumento na demanda, o cenário ainda não é completamente promissor.

Movimento em feiras e mercado

Em Belo Horizonte, o frio incentivou milhares de pessoas a visitarem a Feira de Malhas e Tricô do Sul de Minas, realizada no Minascentro. Na primeira edição, em maio, a expectativa era de 50 mil visitantes, mas o evento superou com mais de 75 mil participantes. Dayhana Nicoleti, produtora da Feira, acredita que a edição de julho deve superar novamente a expectativa de 50 mil visitantes, com um ticket médio de R$ 300 por pessoa. A feira deste mês vai até domingo, 13 de julho, funcionando das 12h às 20h.

Contexto climático e desafios para a indústria

Dayhana explica que, em 2024, a menor quantidade de dias frios reduziu a procura por roupas de inverno. "Nosso produto é predominantemente de inverno. Ano passado teve temperaturas mais altas, e neste ano estamos em um inverno mais normal", contextualiza. Além disso, a indústria enfrentou impactos das enchentes no Rio Grande do Sul, região com muitos parceiros do setor. Por conta desses eventos, a produção começou o ano de forma cautelosa.

Perspectiva da indústria têxtil

O vice-presidente do Sindimalhas, Gilberto Mairinques, relata que no início do ano a indústria estava retraída em relação ao inverno, com clientes apresentando estoques altos e realizando compras pequenas para reposição. "Se não houvesse um inverno típico, seria difícil prever o andamento do ano, com riscos para o fluxo de caixa e endividamento", afirma. Com o frio, as vendas melhoraram, e os estoques foram reduzidos, apesar da matéria-prima limitada devido à preocupação com a próxima estação.

Cautela em meio a fatores econômicos

Apesar do alívio, a indústria mantém uma postura moderada. Gilberto destaca que, anteriormente, boas vendas geravam reflexos imediatos, mas hoje os juros altos e o cenário macroeconômico impactam o poder de compra do consumidor, que prefere comprar apenas o que tem certeza que será vendido. "O dinheiro que entrou no caixa ainda não refletiu em venda de reposição", resume.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade