{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/09/1200x720/1_wmc3kekodiana-56038249.jpg?20250709151744?20250709151744
Diana HP lança single “Meu doce irmão” em homenagem a Tunai
Canção composta por Toninho Horta e Keco Brandão celebra a memória do cantor e compositor mineiro, autor de clássicos da MPB
A cantora, compositora, pianista e flautista Diana HP, filha dos músicos Yuri Popoff e Lena Horta e sobrinha do renomado Toninho Horta, lançou o single "Meu doce irmão" em homenagem ao cantor e compositor mineiro Tunai, falecido em 2020 por parada cardíaca.
Origem da canção
Toninho Horta compôs a melodia logo após a morte do amigo e compartilhou-a em suas redes sociais. Diana HP, que estava em Paris na época, encontrou a melodia na internet e ficou profundamente tocada por ela, guardando-a com carinho. Em 2024, ao retornar ao Brasil, Diana se reuniu com Keco Brandão, que estava lançando um disco com composições de Yuri Popoff. Keco revelou que havia escrito uma letra para a melodia de Toninho e gostaria que ela a cantasse. Ao ouvir a melodia, Diana percebeu que era a mesma que Toninho havia dedicado a Tunai e sentiu que era o momento de gravá-la.
Produção e lançamento
O single "Meu doce irmão" foi gravado em agosto de 2024, e o videoclipe já está disponível no YouTube. Keco Brandão explicou que, sensibilizado pela morte de Tunai, escreveu a letra inspirado na alegria e vivacidade que Toninho descrevia no amigo. Inicialmente, Keco tentou envolver Sérgio Natureza, parceiro frequente de Tunai, para elaborar a letra, mas devido a problemas de saúde dele, Keco assumiu a tarefa.
Legado de Tunai
Tunai, irmão de João Bosco e natural de Ponte Nova, Minas Gerais, faleceu aos 69 anos. Deixou um legado importante na música popular brasileira, incluindo clássicos como "As aparências enganam" (gravada por Elis Regina) e "Frisson", conhecida pelo refrão "Me olha, me toca / Me faz sentir / Que é hora, agora / Da gente ir", que fez parte da trilha sonora da novela "Suave veneno", da TV Globo. Outras músicas de Tunai foram utilizadas em novelas e séries da Globo, como "Sintonia" ("Tititi"), "Sobrou pra mim" ("Fera radical") e "Meu amor" (versão de "My Love", de Paul McCartney, para "Despedida de solteiro").
Parcerias e reconhecimento
Tunai também teve composições gravadas por grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento ("Certas canções" e "Rádio experiência"), Ney Matogrosso, Gal Costa, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Fagner, Emílio Santiago, Zizi Possi, Beto Guedes, entre outros. Seu parceiro mais frequente foi Sérgio Natureza, com quem se conheceu por meio de João Bosco.