{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Brasileirão é a sexta melhor liga do mundo e a segunda mais equilibrada, diz estudo
Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/sports/futebol-nacional/2025/7/brasileirao-e-a-sexta-melhor-liga-do-mundo-e-a-segunda-mais-equilibrada-diz-estudo.jpeg

Brasileirão é a sexta melhor liga do mundo e a segunda mais equilibrada, diz estudo

Pesquisa da Twenty First Group destaca o equilíbrio e a força do Campeonato Brasileiro após desempenho no Mundial de Clubes da Fifa 2025

Por Admin

10/07/2025 01:01 · Publicado há 22 horas
Categoria: Esportes

Uma empresa de inteligência esportiva chamada Twenty First Group realizou um estudo sobre as ligas de futebol ao redor do mundo e destacou o Brasileirão como a sexta melhor liga global e a segunda mais equilibrada. O levantamento foi motivado pelo desempenho das equipes brasileiras no Mundial de Clubes da Fifa de 2025.

Reconhecimento do Brasileirão

Segundo Aurel Nazmiu, Cientista de Dados Sênior do Twenty First Group, "Atualmente, classificamos a Série A do Brasil como a sexta melhor liga do mundo, então esperávamos que os quatro times brasileiros fossem competitivos antes do torneio". A análise considera aspectos econômicos e o desempenho médio dos clubes, posicionando o Brasileirão atrás somente das cinco principais ligas europeias: Premier League (Inglaterra), La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Serie A (Itália) e Ligue 1 (França).

Competitividade e equilíbrio

No quesito competitividade, o Brasileirão fica atrás apenas da Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos, que apresenta um sistema de teto salarial que nivela os recursos entre os clubes, reduzindo disparidades financeiras e aumentando a competitividade.

O modelo estatístico utilizado no estudo calcula a força da liga com base na média de classificação de seus clubes em um ranking global, gerado por um algoritmo próprio que avalia desempenho e regularidade em competições nacionais e internacionais.

O Brasil se destaca pela menor disparidade entre os clubes, com a distância entre gigantes como Palmeiras e Flamengo e times da parte inferior da tabela, como o Juventude, sendo considerada pequena, o que contribui para um maior equilíbrio entre as equipes.

Comparação com outras ligas

Em contrapartida, a Liga Saudita foi apontada como uma das mais desiguais do mundo, ocupando a 50ª posição entre as ligas e apresentando uma grande disparidade de investimentos entre os clubes. O Al-Hilal, por exemplo, tem um nível muito superior aos demais, estando na 132ª posição no ranking global segundo o estudo.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade