{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/webp/2025/07/07/1200x720/1_lula_brics_rio_7_7-55972856.webp?20250707155330?20250707155330
'Se ele acha que pode taxar, temos o direito também', diz Lula sobre Trump
Durante a Cúpula dos Brics, Lula critica ameaças de Trump e defende soberania dos países diante de tarifas comerciais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a ameaça feita por Trump de impor tarifas a países do Brics. Lula afirmou que o mundo mudou e que os países são soberanos, ressaltando o direito de resposta caso haja taxação por parte dos Estados Unidos.
Pronunciamento na Cúpula dos Brics
Em discurso na Cúpula dos Brics, Lula comparou Trump a um "imperador" e classificou como irresponsáveis as ameaças feitas pelo republicano nas redes sociais. Segundo Lula, "Se ele (Trump) achar que pode taxar, os países têm o direito de taxar também. Existe a lei da reciprocidade. Eu achei muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais".
Ameaças de Trump e resposta do Brics
No domingo (6/7), Trump anunciou que qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será alvo de uma tarifa adicional de 10%, sem exceções. Em paralelo, o secretário do Tesouro dos EUA declarou que tarifas serão aplicadas a parceiros comerciais sem acordos, incluindo Taiwan e União Europeia.
Posição oficial do Brics
No comunicado final da cúpula, os países do Brics criticaram o aumento indiscriminado de tarifas, sem citar Trump ou os EUA diretamente. O grupo manifestou preocupação com medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e vão contra as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).