{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cruzeiro-cruzeiro-japa-leonardo_jardim-1751893542?qlt=90&ts=1751893636077&dpr=off
Japa, do Cruzeiro, fala sobre recuperação e papel de Jardim
Meio-campista relata dificuldades enfrentadas durante a recuperação de lesão e destaca apoio do técnico Leonardo Jardim
O amistoso entre Cruzeiro e Banfield no último domingo (6/7) marcou a primeira atuação do meio-campista Japa na temporada 2025. Recuperado de uma grave lesão na coxa esquerda, o jogador falou sobre os desafios enfrentados no primeiro semestre e ressaltou a importância da ajuda do técnico Leonardo Jardim durante sua recuperação, que afetou inclusive seu estado psicológico.
Desafios da lesão
Japa comentou: "Graças a Deus passou esse momento complicado. Na carreira de um atleta, ninguém deseja sofrer uma lesão. De um ano para cá foi muito complicado, mas passou. Estou muito feliz em estar de volta. Não só em entrar, mas em estar com o grupo nas viagens". No começo de 2025, ele participou da pré-temporada com o então técnico Fernando Diniz nos Estados Unidos, mas não entrou em campo nos amistosos.
Logo após, durante um treino na Toca da Raposa 2, Japa sofreu uma lesão no tendão da coxa esquerda. Apesar de exames indicarem a possibilidade de cirurgia, ela não foi necessária, mas o jogador ficou afastado até junho.
O papel de Jardim na recuperação
Japa destacou que o aspecto mental foi o mais difícil durante a recuperação: "Essa última lesão foi a mais complicada para mim, especialmente com relação ao mental. Voltava, quebrava fibrose e voltava para tratar". O treinador português Leonardo Jardim o apoiou, aconselhando-o a manter a calma: "O Jardim conversou comigo e disse para eu ficar tranquilo. Durante umas três semanas eu fiquei tranquilo, treinando em separado e fortalecendo. Teve a parada para a Copa do Mundo de Clubes e fiquei 100%. Agora é esquecer isso".
Retorno e expectativas
No amistoso, Japa entrou aos 38 minutos do segundo tempo, substituindo o meia Matheus Pereira. Agora integrado plenamente ao elenco do Cruzeiro, ele é acompanhado de perto por Jardim para a sequência da temporada. O jovem de 21 anos é versátil, canhoto, e pode atuar em várias posições do meio-campo e na lateral esquerda.