{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/fluminense-renato-gaucho-avalia-diferenca-entre-times-da-europa-e-brasil-no-mundial?qlt=90&ts=1751831677527&dpr=off
Renato Gaúcho promove mudanças no Fluminense para semifinal do Mundial contra Chelsea
Técnico ajusta escalação do Fluminense para tentar superar o Chelsea na semifinal do Mundial de Clubes
O Fluminense se prepara para disputar a semifinal do Mundial de Clubes contra o Chelsea, jogo que marcará a sexta partida do time na competição e que deve apresentar a sexta escalação diferente, conforme as estratégias adotadas pelo técnico Renato Gaúcho.
Ausências e mudanças no time
Além das alterações táticas feitas por Renato durante o campeonato, o time terá dois desfalques importantes: o zagueiro Freytes e o meia Martinelli, ambos suspensos por acumularem cartões amarelos. Nonato, Arias e Keno, que estavam pendurados, terão seus cartões zerados a partir desta fase.
Hércules, que entrou na vaga de Martinelli e marcou o gol da classificação, é o favorito para iniciar jogando contra o Chelsea. Renato também pode optar por Thiago Santos na linha de três zagueiros, ou retornar ao esquema com apenas a dupla Thiago Silva e Ignácio, o que abriria espaço para Renê ou Fuentes na lateral esquerda.
Estratégia e confiança do técnico
Renato Gaúcho explicou que a tendência é a volta do camisa 6, mais defensivo, e que uma vaga ficaria aberta para o meio de campo ou ataque, com possibilidade de retorno de Canobbio. O treinador destacou a preparação do grupo: "Não me preocupo. Eles estão bem. Eu confio no grupo. Tanto é que quem entra continua o ritmo de quem saiu. Sempre falo para eles o que disse quando cheguei no Fluminense: ‘Precisa estar preparado, porque a qualquer momento você pode entrar na partida ou começar o jogo’. Ninguém se prepara em três dias. Todo dia eu cobro intensidade nos treinamentos, atenção na hora dos vídeos. Porque depois, um deles estará jogando".
Mudanças anteriores e próximos confrontos
Com exceção da saída de Thiago Silva contra o Mamelodi Sundowns por desgaste físico, e a suspensão de Renê nas quartas, todas as alterações foram escolhas do treinador. Ao longo da competição, Renato promoveu diversas mudanças, como a entrada de Cano, Fuentes, Ganso e Serna em diferentes partidas, além da alteração tática para três zagueiros na partida contra a Inter de Milão.
A semifinal entre Fluminense e Chelsea será realizada nesta terça-feira (8/7), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em East Rutherford, Nova Jersey. O vencedor enfrentará quem passar no confronto entre PSG e Real Madrid, marcado para quarta-feira, também às 16h, no mesmo estádio. A final será disputada no dia 13, às 16h, sem disputa pelo terceiro lugar no Mundial de Clubes.