{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20governo-protesto---povo-sem-medo-1751563785?qlt=90&ts=1751563882877&dpr=off
Movimento social ocupa sede do Itaú em São Paulo e exige taxação dos super-ricos
Manifestantes da Frente Povo Sem Medo e do MTST realizaram protesto pacífico por justiça tributária na Avenida Faria Lima
Na manhã desta quinta-feira (3), integrantes da Frente Povo Sem Medo e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocuparam o saguão do prédio do Itaú BBA, localizado na Avenida Faria Lima, em São Paulo. O grupo permaneceu no local por mais de duas horas e deixou o edifício de forma pacífica no início da tarde.
Reivindicações do Movimento
Os manifestantes utilizaram cartazes e bandeiras para defender pautas como a taxação dos super-ricos e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Durante o protesto, o movimento afirmou: “os super-ricos não pagam imposto e o povo segue pagando a conta”. Em outra declaração, reforçaram: “Enquanto milhões lutam para sobreviver, os super ricos seguem vivendo na mamata, protegidos por um Congresso anti-povo. Querem congelar o salário mínimo, cortar direitos, mas e taxar os de cima?”.
Ocupação e Valor do Imóvel
O MTST destacou que a ocupação ocorreu no “prédio mais caro do Brasil”. A sede foi adquirida pelo Itaú Unibanco por R$ 1,5 bilhão em 2024, representando a maior transação já registrada para um único imóvel no país. O edifício já era utilizado pelo banco há alguns anos antes da compra oficial.
Pedido por Reforma Tributária
Em vídeo divulgado nas redes sociais, os integrantes das organizações sociais pediram urgência na aprovação de uma reforma tributária, com a seguinte mensagem: “Reforma tributária justa já! Taxar os super ricos é urgente! Basta de privilégio fiscal. Não aceitaremos um sistema que pesa nas costas do povo e alivia para quem tem demais!”.
Repercussão Nacional
O tema da taxação dos super-ricos também esteve presente em ações do governo federal. Na véspera do protesto, em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou um cartaz em defesa da proposta durante o evento do Dia da Independência do Brasil na Bahia. Lula publicou a imagem e afirmou: “Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso”.