{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Hugo Calderano impedido de entrar nos EUA após viagem a Cuba
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/craque-bernardinho-elogia-hugo-calderano-no-volei-veja-video?qlt=90&ts=1751563766212&dpr=off

Hugo Calderano impedido de entrar nos EUA após viagem a Cuba

Brasileiro é barrado em torneio nos Estados Unidos por restrição após passagem por Cuba em 2023

Por Admin

03/07/2025 18:35 · Publicado há 6 horas
Categoria: Esportes

O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano foi impedido de competir no WTT Grand Smash, em Las Vegas, devido a um entrave burocrático na entrada nos Estados Unidos. A disputa estava marcada para começar na quinta-feira (3), mas o atleta não conseguiu a autorização necessária a tempo.

Motivo do Impedimento

Calderano, que possui cidadania portuguesa, utilizava o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA) por meio do Programa de Isenção de Visto para cidadãos da União Europeia. Contudo, após um atraso na resposta de sua solicitação, ele entrou em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA e descobriu que perdeu a elegibilidade para a isenção por ter viajado a Cuba em 2023, quando participou do Campeonato Pan-Americano e das qualificatórias para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Reação do Atleta

"Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos", declarou o mesa-tenista.

Apoio e Esforços

Embora tenha conseguido um agendamento emergencial, não havia datas disponíveis para a entrevista consular necessária antes do torneio. A Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) ofereceram suporte, mas os esforços não foram suficientes para garantir a participação de Calderano.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade