{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Lula deve se encontrar com Cristina Kirchner após cúpula do Mercosul na Argentina
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20governo-presidente-lula-chegou---argentina-com-previs-o-de-se-encontrar-com-cristina-kirchner-1751546686?qlt=90&ts=1751546775450&dpr=off

Lula deve se encontrar com Cristina Kirchner após cúpula do Mercosul na Argentina

Presidente brasileiro planeja visita à ex-presidente argentina, que cumpre prisão domiciliar, após assumir presidência temporária do Mercosul

Por Admin

03/07/2025 17:30 · Publicado há 10 horas
Categoria: Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Buenos Aires para participar da cúpula do Mercosul nesta quinta-feira (3) e deve visitar a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que atualmente cumpre prisão domiciliar. A reunião entre Lula e Cristina foi autorizada pela Justiça argentina e está prevista para ocorrer após a cerimônia de transferência da presidência do bloco, que será exercida pelo Brasil no segundo semestre.

Agenda de Lula na Argentina

A visita à líder peronista não faz parte da agenda oficial de Lula, que pela manhã participou de um café com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e da sessão plenária do Mercosul. No início da tarde, Lula recebeu do presidente Javier Milei a presidência temporária do bloco. O encontro com Cristina deve ser o último compromisso do presidente brasileiro na Argentina antes de seu retorno ao Brasil.

Contexto Político

Cristina Kirchner, aliada histórica do PT, foi condenada a seis anos de prisão e à inabilitação política perpétua por administração fraudulenta, mas nega as acusações. Lula e o PT manifestaram solidariedade à ex-presidente argentina, classificando-a como "perseguida política". Apesar do apoio, auxiliares de Lula teriam sugerido cautela com o encontro para evitar que a visita ofusque a posse do Brasil na presidência do Mercosul, especialmente diante da possibilidade de represálias do governo Milei.

Desdobramentos e próximos compromissos

Após retornar ao Brasil, Lula segue direto para o Rio de Janeiro, onde ocorrerá uma cúpula esvaziada do Brics nos dias 6 e 7 de julho. Entre as ausências, estão confirmados os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, além do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, em razão de conflitos com Israel. O Brasil espera receber cerca de vinte chefes de Estado entre os países membros do bloco e convidados. No ano anterior, o Brics aprovou a entrada de novos países, mas a Argentina teve sua adesão revogada pelo presidente Javier Milei.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade