{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/05/27/1000x1000/1_evento_abrati_2-52847003.jpeg?20250527184002?20250527184002
Empresas mineiras expõem ônibus de viagem em frente ao Congresso Nacional
Ação visa promover a regulamentação do setor de transportes de passageiros durante a campanha 'Maio Amarelo'.
Duas empresas mineiras de ônibus, a Gontijo e a Comporte, expuseram seus veículos no gramado em frente ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (27/5), para conhecimento de deputados, senadores e demais servidores presentes nos espaços do Legislativo. O momento marca o lançamento da campanha 'Na direção certa', parte das ações do 'Maio Amarelo', que trata de segurança no trânsito.
Objetivo da Campanha
Dentre as companhias que expuseram os ônibus também compareceram a Guanabara (sede em Fortaleza) e a Águia Branca (sede em Vitória). Todas são membros da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). O objetivo, segundo a entidade, é conscientizar a classe política dos riscos da aprovação de medidas que proporcionem propostas de desregulamentação do setor estratégico e de alcance nacional.
Declaração de Representantes
“Acreditamos que o Brasil está na direção certa a partir do fortalecimento do transporte rodoviário de passageiros com uma regulamentação clara e segura, para que as empresas que operam o verdadeiro serviço regular de transporte no país sejam comprometidas com a frequência e a segurança”, disse a executiva do setor e conselheira da Abrati, Leticia Pineschi.
Participação Política
O evento contou com a presença do deputado do PP-RJ e presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, Júlio Lopes, e Luiz Fernando Faria, integrante da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal. O setor emprega cerca de 50 mil profissionais e opera uma frota de mais de 12 mil ônibus exclusivamente para o segmento de transporte interestadual.
Investimentos no Setor
A Abrati relata que as quase 100 empresas associadas investiram R$ 3 bilhões para modernização de frota, novas garagens, sistemas informatizados e treinamentos, além de outras frentes. Os veículos expostos foram escolhidos não apenas pelo conforto e pela modernidade, mas também para atestar a preocupação com a segurança e qualidade operacional junto aos passageiros e motoristas.