{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/01/17/1200x720/1_restaurante_do_porto___foto_joao_motta_oficial_prato-44897861.jpeg?20250117162515?20250117162515
Restaurante em BH revive receitas de bacalhau da clientela
O 'Bacalhau Bons Tempos' é uma oportunidade para reviver memórias afetivas através da gastronomia.
Paladar e memória caminham juntos. O alimento é capaz de nos transportar para lembranças que carregamos ao longo da vida, como a infância, por exemplo. Pensando em proporcionar sensações como o “gostinho de infância”, o Restaurante do Porto - unidade Cidade Nova, na Região Nordeste de Belo Horizonte, oferece o prato “Bacalhau Bons Tempos”, preparado ao gosto do freguês.
Interatividade na Cozinha
A ideia é deixar que a clientela participe do processo de elaboração dos pratos. Basta escolher uma receita de bacalhau e enviar a lista de ingredientes ao restaurante no momento da reserva. A execução fica por conta da equipe do Restaurante do Porto.
Memórias Afetivas
Para a gestora da casa, Marina Filizzola, sair para comer hoje em dia se tornou uma atividade mecânica: “A gente quis trazer essa memória afetiva, emoção. O cliente traz a receita que é da família, que vem de gerações ou que provou em alguma viagem e quer comer de novo. Queremos transformar todas essas lembranças em sabor”, explica. O “Bacalhau Bons Tempos”, também chamado de "Bacalhau Autoral”, já existe há cerca de três anos. Filizzola acreditava que o prato estava ficando esquecido pelos clientes. A ideia precisava ser destacada para que mais pessoas pudessem ter essa experiência. Desde então, tem sido um sucesso.
Experiência do Cliente
Todas as semanas, o Restaurante do Porto recebe receitas de pessoas que anseiam por ter essa experiência. Nicole Nery foi uma delas. A família de Nicole já comemorava por lá datas importantes por causa de suas raízes portuguesas. Ao comentar com a chef que, apesar de amar os itens do restaurante, o bacalhau de Iaiá era insuperável, veio a ideia de relembrar a receita com a execução da cozinha do restaurante. A receita é de família, por isso o momento foi muito especial.
Nery conta que a receita é original de sua bisavó. Iaiá significa "avó" em grego. Para ela, saborear o bacalhau a transportou de volta à infância: "Foi muito legal. Foi reviver e lembrar da minha vó desfiando o bacalhau. Ela fazia questão de desfiar ela mesma, assim como a Marina (chef) faz, com todo o cuidado. Foi um resgate da infância, uma memória afetiva", relembra.
A Receita da Iaiá
Confira a receita do bacalhau:
Ingredientes
- 500g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 4 batatas médias cozidas e cortadas em rodelas
- 1 cebola grande cortada em rodelas
- 2 dentes de alho picados
- 200ml de creme de leite
- 100g de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- salsinha picada para decorar
Modo de Fazer
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Acrescente o bacalhau desfiado e refogue por mais 5 minutos. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Em um refratário, faça uma camada com as rodelas de batata. Por cima, distribua o bacalhau refogado. Despeje o creme de leite sobre o bacalhau, garantindo que cubra bem. Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos, ou até que a superfície fique dourada e gratinada. Retire do forno, decore com salsinha picada e sirva.
Como Participar
O ingrediente principal deve ser o bacalhau: desfiado ou em posta. Não há regras quanto a outros ingredientes, temperos e acompanhamentos. Basta fazer o pedido com um ou dois dias de antecedência. O prato está disponível a partir de R$ 270 (para duas pessoas) e pode ser customizado conforme o número de convidados à mesa.