{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/17/520x405/1_whatsapp_image_2025_02_17_at_11_19_39__1_-46686405.jpeg?20250217141522?20250217141522
Restaurante coloca à mesa apenas produtos de origem mineira
O projeto vem de um desejo da chef Ana Gabi Costa de enaltecer a cozinha e a cultura de Minas Gerais
A culinária mineira se consolidou através de mãos femininas, que nas cozinhas das casas trabalhavam com os produtos dos quintais. Não foi diferente na minha família”. A afirmação da chef Ana Gabi Costa resume as raízes do que hoje é o Trintaeum, inaugurado há dois meses em Belo Horizonte.
Contexto
Dentro da casa da bisavó, em Pedro Leopoldo, na região metropolitana, Ana Gabi sempre acompanhou as matriarcas se dedicando à alimentação. O olhar aguçado para os preparos deu origem ao restaurante que transmite em pratos a elegância do DDD 31. “Quando criança, observava atenta a movimentação. Nunca vou me esquecer do cheiro do tempero sendo preparado para o pernil, da expectativa criada ao passar dois longos dias vendo a carne descansando na geladeira nesses temperos e o primeiro aroma que saía do forno a lenha quando o cozimento dele se iniciava.
Inspiração e Conceito
A memória afetiva dos sabores e histórias se manteve acesa até a abertura da casa, que mantém nas receitas o vínculo de Ana com a cultura regional. A chef desejou unir o conhecimento técnico em gastronomia à vivência mineira de quem cresceu rodeado por hábitos e costumes alimentares típicos da região. “O Trintaeum vem de um desejo de enaltecer a cozinha e a cultura de Minas. Queremos trazer a tradição de forma sofisticada, com ingredientes do nosso estado”.
Iguarias Regionais
O processo de criação no Trintaeum é, nas palavras de Ana Gabi, como uma forma de poesia gastronômica. “Vivemos em um lugar de produção expressiva em tudo que diz respeito à qualidade dos produtos que sempre fizeram parte da nossa cultura”, comenta. O trabalho começa no reconhecimento da importância dos produtores locais.
Experiência Gastronômica
A experiência no Trintaeum começa com a “mentira" de polvilho para abrir o apetite. A iguaria serve de entrada e é cortesia da casa. O menu continua com uma seleção de tira-gostos clássicos, mas sempre com um toque autoral de Ana Gabi. Destaque para o delicado pastel de angu recheado com umbigo de banana e requeijão de raspa, entre outros.
Pratos Principais
Os pratos principais também são familiares aos almoços e jantares das casas e fazendas, com um toque de sofisticação. Exemplo é o Feijão, Angu e Couve, clássico da roça em uma versão apurada. Também chama atenção o Frango com Quiabo, ícone da cozinha mineira, que recebe uma interpretação especial no Trintaeum.
Surpresas do Cardápio
Mas a grande surpresa fica por conta do lombinho serenado com tutu, banana e ovo, com apresentação que brinca com as nossas expectativas. Para adoçar a experiência, as sobremesas ampliam o repertório dos doces mineiros, com receitas que vão além dos famosos doce de leite e goiabada.
Ambiente e Hospitalidade
Com capacidade para 102 pessoas, o Trintaeum foi projetado para “servir uma comida bem-feita, ambiente sofisticado e atendimento de excelência”. O projeto arquitetônico integra design contemporâneo e referências à cultura local, criando um espaço onde cada detalhe reflete a essência da casa.