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Carluxo e a Polêmica Contratação do PL com Instituto de Pesquisa
PL investiu R$ 1,6 milhão em serviços de instituto que previu vitória de Bolsonaro no 1º turno de 2022.
Um instituto de pesquisas que havia previsto a vitória de Jair Bolsonaro no primeiro turno contra Lula em 2022 passou a prestar serviços por um valor significativo ao PL, o partido do ex-presidente. Em 2024, o PL informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que gastou R$ 1,6 milhão com os serviços da Brasmarket Análise e Investigação de Mercado.
Contexto da Contratação
A quantia representa a quinta maior despesa feita pelo PL com um fornecedor no ano anterior, conforme a prestação de contas apresentada à Justiça Eleitoral. Nos bastidores do partido, há comentários de que Carlos Bolsonaro foi o responsável por intermediar a contratação do Brasmarket, que é gerido por José Carlos e Felipe Cademartori.
Resultados das Pesquisas
Apesar de ter sido uma das 13 instituições de pesquisa, o Brasmarket foi o que mais errou nas previsões para o primeiro turno de 2022, apresentando um erro médio de 5,39 pontos. Mesmo após a confirmação de que Lula ficou em primeiro lugar com 48,4% dos votos e Bolsonaro em segundo com 43,2%, o instituto continuou a mostrar Bolsonaro à frente nas vésperas do segundo turno, com uma previsão de 53,6% contra 46,4% para Lula, que acabou vencendo com 50,9% dos votos.
Distribuição de Pagamentos
O valor de R$ 1,6 milhão pago ao instituto de pesquisa foi dividido em seis pagamentos realizados entre junho e outubro de 2024, variando de R$ 240 mil a R$ 290,7 mil. Tentativas de contato com o gabinete de Carlos Bolsonaro e com a Brasmarket não retornaram até o fechamento dessa matéria, mas permaneceu aberto o espaço para quaisquer manifestações.