{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/cidades-bloco-manga-com-dend--1739489465?qlt=90&ts=1739489613025&dpr=off
Carnaval 2025: Bloco Afro Manga com Dendê estreia em Belo Horizonte
Cortejo ocorrerá no Quilombo Mangueiras, celebrando a cultura afro-brasileira.
Uma rica herança cultural será celebrada no Carnaval de 2025 em Belo Horizonte com a estreia do bloco Manga com Dendê. Este evento marcará a primeira apresentação do bloco, que ocorrerá neste sábado, 15 de fevereiro, às 13h.
Local da Estreia
O cortejo ocorrerá no Quilombo Mangueiras, localizado na Rodovia Camillo Teixeira da Costa, 1.350, no bairro Ribeiro de Abreu. O local foi escolhido para realçar a conexão do bloco com a ancestralidade e a cultura afro-brasileira.
Objetivos do Bloco
A produtora cultural Tatiane Pereira, fundadora do bloco, explica: "O bloco surgiu no fim do ano passado com o intuito de preservar a nossa ancestralidade, por termos moradores da comunidade quilombola. Nosso nome traz a manga, que é uma fruta que sempre consumimos, e o dendê, envolvendo a religião de matriz africana."
Expressão Cultural e Artística
Jarbas Mateus, coreógrafo do grupo, enfatiza a importância do evento para a apresentação de diversas formas de expressão artística. "Muitas pessoas não conhecem a comunidade. Vamos mostrar o que é ser quilombola: pessoas juntas celebrando a vida, emancipadas, tendo alegria de apoiar umas às outras, mantendo a ancestralidade e os saberes de anos," afirma ele.
Ritmos e Ancestralidade
O mestre de percussão Carlos Fred acrescenta que o bloco trará ritmos como axé, samba e congo para movimentar o carnaval. "São ritmos que têm toda uma ancestralidade, uma herança cultural para fazer o Carnaval acontecer dentro de Belo Horizonte," diz ele.
Quilombo Mangueiras
Tatiane Pereira destaca a importância do Quilombo Mangueiras, que tem uma história de cerca de 300 anos, antes mesmo da fundação da capital mineira. "O quilombo vive em processo matriarcal. As mulheres que ditam as regras. Somos um patrimônio imaterial e muito significativo. Vamos mostrar para as pessoas o que é o quilombo e engajar no Carnaval," conclui.