{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Gastronomia

Prefeitura de Belo Horizonte oferece cursos gratuitos de gastronomia

Inscrições para as Trilhas das Gastronomias seguem até 16 de fevereiro.

Prefeitura de Belo Horizonte oferece cursos gratuitos de gastronomia
Fonte: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/10/520x405/1_pbhhhh-46249082.jpeg?20250211183300?20250211183300

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – Mercado da Lagoinha, está com inscrições abertas para cursos de gastronomia até o dia 16 de fevereiro. As opções incluem auxiliar de cozinha, auxiliar de panificação e confeitaria pascal.

Sobre os Cursos

Os cursos fazem parte do projeto "Trilhas das Gastronomias" e têm como objetivo promover a capacitação para o mercado de trabalho, abordando diversas técnicas e conhecimentos das áreas gastronômicas. Ao todo, são 60 vagas disponíveis, sendo 20 para cada curso, divididas entre ampla concorrência e público prioritário.

Inscrições e Classificação

Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de fevereiro. As vagas para a ampla concorrência podem ser preenchidas mediante a inscrição no formulário disponível, enquanto o público prioritário deve se inscrever através dos serviços onde são atendidos. No dia 19 de fevereiro, a lista com os classificados e a lista de espera será divulgada no portal da PBH.

Início das Aulas

As aulas presenciais começam em 11 de março, no Cresan, localizado no Bairro Lagoinha. É importante ressaltar que o Cresan não oferece ajuda de custo ou vale social para o transporte dos cursistas da ampla concorrência.

Objetivos do Programa

Segundo a prefeitura, as "Trilhas da Gastronomia" visam desenvolver habilidades essenciais para a inserção no setor produtivo gastronômico de Belo Horizonte. Desde 2019, a cidade é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, o que realça a importância da formação de profissionais qualificados na área.

Sobre a Capacitação

Cada curso possui uma carga horária que varia entre 40 e 76 horas, de acordo com as técnicas abordadas e a complexidade dos conteúdos. O coordenador de pedagogia dos cursos, Leonardo Tolentino, destaca que oferecer esses cursos gratuitos é vital para fortalecer a tradição culinária mineira e belo-horizontina.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.