{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/10/215x215/1_amanda_teixeira_dias-46240033.jpg
Deputada propõe audiência pública para discutir fiscalização de políticos em hospitais
Iniciativa surge após polêmica com vereador acusado de invadir unidade de saúde em Minas Gerais
A deputada estadual Amanda Teixeira Dias (PL) está em busca de assinaturas para convocar uma audiência pública visando discutir as 'fiscalizações' realizadas por políticos em unidades de saúde. Esta ação é consequência de uma controvérsia relacionada ao vereador Wladimir Canuto (Avante), que foi acusado de invadir uma Unidade Básica de Saúde em Felício dos Santos e interromper o atendimento de um paciente, resultando na morte do idoso.
Contexto da Polêmica
No dia 3 de fevereiro, a Prefeitura de Felício dos Santos emitiu uma nota denunciando que Canuto entrou de maneira irregular na sala de emergência da UBS, o que levou à interrupção do atendimento a um paciente de 93 anos em estado crítico. O prefeito Weniton William França (PRD) criticou a atitude do vereador, chamando-a de "vil" e "ardilosa", afirmando que medidas administrativas e legais seriam tomadas contra ele. A nota também incluiu alegações de que o vereador teria agredido verbalmente servidores públicos e até mesmo agredido fisicamente uma funcionária durante a sua intervenção.
Propostas da Deputada
Diante desse incidente, a deputada Amanda Teixeira Dias ressaltou a importância de promover um debate sobre o ocorrido. "É dar visibilidade ao episódio lamentável que vitimou um idoso de 93 anos em uma sala vermelha, sala de cirurgia de alta complexidade e urgência e, mais do que isso, debater formas de proteger os médicos contra interferências políticas no exercício da profissão", declarou Amanda ao Estado de Minas.
Objetivos da Audiência
A audiência pública terá como foco encontrar soluções práticas para prevenir que situações semelhantes se repitam. Amanda expressou que a intenção é pressionar por ações concretas, seja por meio de projetos de lei, recomendações a órgãos competentes ou uma fiscalização mais rigorosa. "O objetivo é que, a partir desse debate, possamos pressionar por medidas concretas, seja por meio de projetos de lei, recomendações aos órgãos competentes ou fiscalização mais rigorosa", afirmou.
Confirmações e Convidados
A médica envolvida no caso, Dra. Larissa Vieira, já confirmou presença na audiência. Além disso, a deputada planeja convidar o secretário de saúde de Felício dos Santos, o presidente estadual do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) e representantes da comunidade médica para discutir propostas que assegurem a proteção dos profissionais de saúde e dos pacientes.