{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/economia-bombril-produtos-1739234941?qlt=90&ts=1739235048021&dpr=off
Bombril solicita recuperação judicial devido a dívidas
A medida visa reestruturar a empresa e minimizar impacto sobre credores
A Bombril protocolou nesta segunda-feira, 10, um pedido de recuperação judicial junto à 1ª Vara Regional Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem da 1ª Região Administrativa Judiciária de São Paulo, em conjunto com outras empresas do seu grupo econômico. O conselho de administração da companhia já autorizou essa decisão.
Justificativa da Recuperação Judicial
De acordo com a empresa, essa ação é tomada no melhor interesse da companhia, com o objetivo de possibilitar um processo organizado de negociação com todos os envolvidos, visando a adequação da sua estrutura de endividamento. A Bombril afirmou em um comunicado que "será capaz" de manter sua operação e reestruturar seu passivo com a execução de um "processo célere" e com o "menor impacto" possível para os direitos dos credores e para as atividades operacionais.
Histórico de Negociações e Crises
Essa ação de recuperação judicial ocorre aproximadamente dois anos após a empresa ter descartado essa possibilidade, numa ocasião em que teve que recorrer a uma transmissão de direitos creditórios no valor de R$ 300 milhões, situação que havia gerado preocupações no mercado na época. A administração da Bombril acredita que a recuperação judicial é necessária para atingir uma estrutura de endividamento saudável, permitindo assim um novo ciclo de crescimento e novos investimentos.
Controvérsias Legais
A Bombril enfrenta ainda passivos jurídicos significativos, especialmente no que diz respeito a autuações da Receita Federal por suposta falta de pagamento de tributos em operações de aquisição de títulos de dívida estrangeiros ocorridas entre 1998 e 2001. Essas questões, que envolvem uma soma total de cerca de R$ 2,3 bilhões, estão em discussão em processos judiciais e têm sido acompanhadas de perto pela administração da empresa.
Análise do Cenário Atual
Diante de uma recente decisão desfavorável nos processos judiciais, a diretoria da Bombril se reuniu para reavaliar a situação e discutir as alternativas disponíveis. A administração, apoiada por consultores externos, considerou que o risco de perda nos processos legais representa uma ameaça aos resultados financeiros positivos que a empresa vem obtendo, o que poderia prejudicar sua relação com fornecedores e financiadores.