{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20congresso-brasilia-camara_dos_deputados-congresso_nacional-1738609612?qlt=90&ts=1738609708945&dpr=off
Zambelli apresenta queixa à PGR contra governo Lula por opacidade na agenda da primeira-dama Janja
Deputada alega improbidade administrativa ao solicitar informações sobre a programação de Janja Lula da Silva
BRASÍLIA — A deputada Carla Zambelli (PL-SP) formalizou uma queixa à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o Palácio do Planalto. O documento, protocolado na última quinta-feira (30), acusa o governo Lula de improbidade administrativa por não divulgar informações sobre a agenda da primeira-dama Janja Lula da Silva.
Denúncia e Argumentos
Na representação, Zambelli se baseia em reportagens de O Globo e Fique Sabendo, afirmando que o Planalto comete desvio de finalidade ao não atender as solicitações da imprensa sobre a agenda de Janja. A deputada observa: "Se o ato é praticado sem objetivar o interesse público, por motivos pessoais ou privados, caracteriza-se o desvio de poder".
Ação da PGR e Repercussão
Ela também sugere que o sigilo em torno de certas informações, que deveriam ser públicas, pode configurar um ato de improbidade administrativa. "Há possível ato de improbidade administrativa, quando do sigilo, aparentemente doloso, de determinadas informações que, no fim das contas, devem respeito ao princípio da publicidade, visto que envolvem gastos de dinheiro público", completa Zambelli.
Desdobramentos Recentes
Após a repercussão da denúncia, na última segunda-feira, o Palácio do Planalto começou a divulgar as agendas da primeira-dama, o que indica uma tentativa de maior transparência.