{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/pol%C3%ADtica%20congresso-davi-alcolumbre-1738331290?qlt=90&ts=1738331382341&dpr=off
'Vamos trabalhar apoiando a agenda do governo', afirma Alcolumbre após ser eleito presidente do Senado
Davi Alcolumbre é reeleito com grande apoio e promete colaboração com o governo federal.
BRASÍLIA – O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), fez um aceno ao governo federal em pronunciamento à imprensa após sua vitória na eleição para o comando da Casa neste sábado (1º). De acordo com ele, a agenda eleita em 2022 foi a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nenhum parlamentar tem direito de atrapalhar a agenda de governo.
Compromisso com a Agenda do Governo
"Nenhum senador, nenhuma senadora tem a autoridade de atrapalhar a agenda do governo. O governo terá sua agenda totalmente respeitada. Aliás, nós vamos ajudar na agenda do governo no que couber ao Parlamento, mas queremos o direito de dizer que concordamos com isso ou não concordamos com aquilo", afirmou.
Resultados da Eleição
Alcolumbre foi eleito com os votos de 73 dos 81 senadores, unindo senadores de esquerda e direita. Nas negociações para que ele retornasse ao comando do Senado, foi colocado na mesa pela oposição o apoio a pautas conservadoras, como o PL da Anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Proximidade com o Palácio do Planalto
Após ser eleito, ele adotou um tom de aproximação com o Palácio do Planalto. "Quero fazer uma fala enquanto presidente do Senado eleito, que vamos trabalhar lado a lado, apoiando a agenda do governo, apoiando a agenda do Brasil, e pedindo a independência e a autoridade de senadores que pensam diferente, que são de partidos diferentes, e que eu tenho a convicção absoluta que cada um, com os seus conhecimentos, pode ajudar a colaborar com a agenda do Brasil e do governo federal", declarou.