{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/sports/cruzeiro/2024/4/sports-cruzeiro-matheus-pereira-exames-entrada-viagem-fortaleza-1714261308.jpeg
Cruzeiro leva vantagem sobre o Botafogo no histórico geral
Time celeste costuma levar a melhor em jogos contra a Estrela Solitária; veja números do retrospecto geral e do histórico recente entre Cruzeiro e Botafogo
Apesar de estar em boa fase na temporada, o Cruzeiro mantém recordações positivas ao enfrentar o Botafogo, próximo adversário no Brasileirão. No domingo (3), às 16h, a Raposa joga contra o Botafogo no Engenhão, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O histórico geral e o retrospecto recente favorecem o time celeste.
Histórico de confrontos
Ao todo, Cruzeiro e Botafogo já se enfrentaram em 79 partidas. O Cruzeiro leva ampla vantagem, com 32 vitórias contra 19 do Botafogo, além de 28 empates. Como mandante, o Cruzeiro venceu 23 dos 43 jogos disputados em seus domínios, enquanto o Botafogo conquistou 8 vitórias e ocorreram 12 empates.
Por outro lado, nos jogos realizados no estádio do Botafogo, o Glorioso venceu 11 entre 36 confrontos, mas o Cruzeiro também se saiu bem, com 9 triunfos fora de casa e 16 empates.
Retrospecto recente
Nos últimos oito anos, o Cruzeiro não foi derrotado pelo Botafogo. A última vitória do time carioca contra o time azul foi em 2016, por 2 a 0, no Mineirão, pela 24ª rodada do Brasileirão. Desde então, foram 13 jogos, com 5 vitórias do Cruzeiro e 8 empates.
Em 2020 e 2022, os times não se enfrentaram devido às divisões diferentes: o Cruzeiro estava na Série B, enquanto o Botafogo disputava a Série A.
O último encontro entre as equipes aconteceu na 20ª rodada do Brasileirão de 2024, quando o Cruzeiro venceu o Botafogo por 3 a 0 no Engenhão, em uma das melhores atuações da Raposa no ano.
Contexto atual
Vale destacar que, em 2024, o Botafogo conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. Mesmo assim, foi derrotado pelo Cruzeiro nas duas partidas do Brasileirão - por 3 a 2 no Mineirão e por 3 a 0 no Engenhão.