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Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/economia/2024/7/1/economia-golden-cross-plano_de_saude-1719879134.jpg
Mais de 290 mil clientes da Golden Cross terão que mudar de plano de saúde até maio
Clientes têm até 11 de maio para migrar de plano antes do cancelamento do registro da operadora pela ANS
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou uma portabilidade especial para os clientes da Golden Cross devido a "graves anormalidades administrativas e econômico-financeiras da operadora e sua incapacidade de regularizar essas questões". Os usuários precisam mudar para outros planos de saúde ou odontológicos até o dia 11 de maio.
Dados e situação atual da Golden Cross
Em janeiro, a Golden Cross possuía 192.205 beneficiários em planos médicos e 102.187 em planos odontológicos, segundo a ANS. A empresa informa que, até o momento, todos os clientes têm suas "coberturas contratuais ativas e estão sendo atendidos normalmente".
Detalhes da portabilidade especial
Caio Henrique Fernandes, sócio do Vilhena Silva Advogados, explica que a portabilidade especial difere da comum por não exigir requisitos habituais, como tempo mínimo no plano ou equivalência financeira entre o plano de origem e o de destino. Após 11 de maio, o registro da Golden Cross será cancelado, e a operadora encerrará suas atividades, não podendo mais comercializar planos de saúde.
Fernandes esclarece que "não significa que a empresa vai deixar de existir. Caso alguém entre com uma ação judicial para continuar um tratamento específico, por exemplo, ela vai ter de custear. Não é como se ela estivesse declarando falência".
Orientações da ANS e posicionamento da Golden Cross
A ANS reforça que os clientes poderão contratar qualquer plano disponível no mercado sem cumprir novos períodos de carência ou cobertura parcial temporária, podendo inclusive cumprir o período remanescente de carência na nova operadora. Beneficiários podem escolher qualquer plano independentemente do preço ou da operadora.
A Golden Cross afirmou que "segue no curso normal dos seus negócios, sendo que todos os seus beneficiários, até a presente data, estão com suas coberturas contratuais ativas e sendo atendidos normalmente". A empresa informou ter apresentado recurso administrativo contra decisão da ANS que determinava a alienação compulsória da carteira de planos.
Sobre a portabilidade, a Golden Cross esclarece que a decisão para adesão é individual e não pode ser intervinda pela operadora.
Como proceder para mudar de plano
Os clientes devem se dirigir à nova operadora com documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e cópias de boletos pagos na Golden Cross referentes aos últimos seis meses. A ANS não interfere diretamente na contratação, mas disponibiliza uma cartilha explicativa e o Guia ANS de Planos de Saúde para auxiliar na escolha.
Em caso de dificuldades na contratação, o cliente deve primeiro contatar a ANS e, se o problema persistir, buscar a via judicial. Para pacientes em tratamento contínuo, como oncológicos, é recomendado solicitar à Golden Cross a manutenção do custeio do tratamento.
Canais de atendimento da ANS
Os clientes têm à disposição:
- Disque ANS (0800 701 9656): atendimento gratuito de segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados;
- Formulário eletrônico na Central de Atendimento ao Consumidor;
- Central para deficientes auditivos: 0800 021 2105;
- Núcleos da ANS nas cinco regiões do país.