{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/cidades/2025/3/24/cidades-frota-regiao_metropolitana-sabara-1742824427.jpeg
Um terço da frota dos coletivos da região metropolitana de BH deve ser trocado até o final do ano
Governo de Minas Gerais e concessionárias investem em renovação da frota para melhorar segurança e conforto no transporte público metropolitano
Após anos de reclamação, os usuários do transporte público da região metropolitana de Belo Horizonte começam a perceber a renovação da frota de ônibus. Uma parceria entre o governo de Minas Gerais e as concessionárias prevê a compra de 850 novos veículos, o que corresponde a um terço da frota atual.
Renovação da frota em Sabará
Nesta segunda-feira (24 de março), 24 novos ônibus foram entregues na cidade de Sabará, que é a que possui o maior fluxo de transporte metropolitano na região, com mais de 10 mil pessoas utilizando os veículos diariamente. Ao todo, já foram adquiridos mais de 500 carros para o Estado, com a expectativa de que até o final do ano 850 ônibus substituam os veículos antigos, que totalizam uma frota de 2.400 unidades.
Investimento e recursos
O Estado de Minas Gerais será responsável pela compra de 600 novos veículos, enquanto as empresas de transporte comprarão 250. O investimento total realizado pelo governo soma R$ 382 milhões. Segundo o vice-governador Mateus Simões (Novo), durante a pandemia houve queda no número de passageiros, o que impactou financeiramente as empresas. Para compensar essa perda, foi firmado um acordo com órgãos como a Secretaria Nacional de Trânsito (Sentran), Tribunal de Contas, Ministério Público e Justiça, que permitiu que os recursos fossem destinados integralmente à renovação da frota.
Reivindicações da população e segurança
Moradora de Sabará e cuidadora de idosos, Carla Monteiro Neves, de 54 anos, expressa sua insatisfação com o transporte público local, principalmente em relação ao valor da passagem, que é de R$ 8,10. Ela relembra que a população aguarda há mais de 30 anos pela renovação da frota e afirma que continuará cobrando melhorias, mesmo com a chegada dos novos ônibus.
O vice-governador garantiu que o investimento não acarretará aumento no valor das passagens, ressaltando os benefícios trazidos pela renovação, como mais segurança, agilidade e conforto para os usuários do transporte público metropolitano.