{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://www.otempo.com.br/content/dam/otempo/editorias/atl%C3%A9tico/2025/7/26/atl%C3%A9tico-kalil-kalil-no-santa-cruz-saf-1753573149.jpeg
Alexandre Kalil se dispõe a colaborar com Santa Cruz, mas nega assumir cargo no clube
Ex-presidente do Atlético esclarece que sua ajuda será modesta e não envolve funções oficiais durante processo de reestruturação do time pernambucano
O ex-presidente do Atlético, Alexandre Kalil, reafirmou publicamente que não ocupará nenhum cargo no Santa Cruz, clube de Pernambuco que está passando por uma reestruturação e iniciando a transição para uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Durante entrevista coletiva em Recife, realizada na sexta-feira (26/7), Kalil deixou claro: "Só presidiria o clube que amo". A declaração foi feita na presença do investidor Iran Barbosa e do presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues.
Visita e colaboração restrita
Kalil explicou que sua presença no estádio Arruda foi um convite para visita e que sua colaboração será limitada à troca de experiências. Segundo ele, "Eu só trabalharia, presidiria e dirigiria o clube que eu amo. Não quer dizer que eu não respeite quem ama outro clube. Mas eu posso ajudar de forma muito modesta. Posso colaborar com o que está ao meu alcance, com o que a gente conhece."
Desmentindo rumores e opinião sobre SAFs
Na quinta-feira (25), circularam informações de que Kalil assumiria um cargo na diretoria do Santa Cruz, o que foi rapidamente desmentido por ele nas redes sociais. Ele ressaltou que sua visita não implica vínculo formal com o clube.
Kalil também comentou sobre o cenário das SAFs no Brasil, destacando que o Santa Cruz pode aprender com os erros de outras experiências. "Temos aqui uma vantagem: vimos muitas SAFs no Brasil darem errado. Como essa [do Santa Cruz] está recente, acho que temos a possibilidade de reduzir os erros pela metade." Citou o exemplo do Vasco, afirmando que o modelo adotado por eles não deve ser seguido: "O que vim falar, vocês vão fazer malabarismo? Foi feito lá no Vasco. Não vou citar outras porque não quero confusão. Não tem malabarismo. É salário em dia, respeito, ordem e hierarquia."
Comentários sobre sua relação com o Atlético
Durante a coletiva, Kalil comentou de forma crítica que jamais foi convidado para assistir a uma partida na Arena MRV, estádio do Atlético inaugurado em 2023. "É uma oportunidade também de passar um fim de semana em Recife. E ainda vou assistir a um jogo de futebol domingo ao vivo, o que não faço há muitos anos. Porque, no meu estádio, eu nunca fui convidado para assistir a um jogo. Então fui convidado pelo Santa Cruz", disse referindo-se ao jogo entre Santa Cruz e Treze, pela Série D, que será realizado no domingo (28), às 16h.
Trajetória de Kalil
Alexandre Kalil foi presidente do Atlético entre 2008 e 2014, período em que o clube conquistou títulos importantes como a Libertadores de 2013, a Copa do Brasil de 2014 e três Campeonatos Mineiros (2010, 2012 e 2013). Na política, governou Belo Horizonte de 2017 a 2022 e disputou o governo de Minas Gerais, sendo derrotado por Romeu Zema (Novo).