{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/60bf971/2147483647/strip/true/crop/2048x1153+0+106/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F26%2Fe2%2F3e34d3c34b1ab0eba74b063005f1%2F546748
Saúl Ñíguez destaca papel de Filipe Luís em sua chegada ao Flamengo: 'Decisão fácil'
Meia espanhol é apresentado como reforço do Flamengo e ressalta influência do treinador Filipe Luís na escolha pelo clube carioca
Após uma longa trajetória no futebol europeu, Saúl Ñíguez foi oficialmente apresentado como novo reforço do Flamengo nesta sexta-feira (25), no Ninho do Urubu. O meia espanhol destacou a importância do atual treinador rubro-negro, Filipe Luís, ex-companheiro no Atlético de Madrid, em sua decisão de vir para o Brasil.
Decisão influenciada por Filipe Luís
"A decisão foi fácil. Quando Filipe (Luís) e eu estávamos no Atleti, sempre falava do Flamengo e da grandeza do clube. Quando me ligaram, não tive que pensar muito. É um grande treinador, uma ótima cidade, um idioma próximo ao espanhol. Acredito que era a decisão certa para mim e para a minha família", afirmou Saúl Ñíguez.
Relação com o treinador e adaptação
O jogador enfatizou a relação próxima que tem com Filipe Luís: "É uma situação rara. Tenho uma relação muito boa com o Filipe Luís, estávamos sempre sentados juntos. O Filipe jogador já era treinador, tinha ideias claras, sua gana de ganhar e como jogar. Já sabia o que queria em campo. Vai me ajudar muito ter o Filipe a alcançar o melhor desempenho e ajudar o Flamengo".
Saúl e Filipe Luís atuaram juntos em 142 partidas pelo Atlético de Madrid entre 2011 e 2019. Na última temporada em que Filipe Luís foi jogador, ele já falava sobre o Flamengo, o que reforçou o interesse de Saúl pelo clube carioca.
Carreira e chegada ao Flamengo
Saúl Ñíguez chegou às divisões de base do Atlético de Madrid aos 14 anos e disputou 427 partidas pelo clube, conquistando seis títulos e marcando 48 gols. Após empréstimo ao Sevilla na última temporada, rescindiu seu contrato para chegar ao Flamengo sem custos, com vínculo até dezembro de 2028.
O meia desembarcou no Rio de Janeiro na terça-feira (22) e já iniciou atividades físicas no Ninho do Urubu. Sua estreia ainda depende de avaliações diárias da comissão técnica. No domingo (27), Saúl e Emerson Royal terão seu primeiro contato com a torcida em apresentação no Maracanã, antes da partida contra o Atlético pelo Brasileirão.
Expectativas e desafios no futebol brasileiro
Em entrevista, Saúl falou sobre sua motivação em chegar ao Flamengo: "Vi o Flamengo competir no Mundial de Clubes, os valores que têm no clube são muito importantes. Estou aqui porque quero estar aqui. Me sinto identificado com o clube, com o Filipe Luís, com os jogadores. Tive muitas ofertas, economicamente melhores, mas decidi estar aqui. É um passo adiante, não para trás, em minha carreira."
Sobre o estilo de jogo, comentou: "O futebol se joga igual. Em diferentes clubes, joguei em vários estilos. Todos são válidos, o que importa é conquistar os três pontos. Sou um jogador capaz de se adaptar aos estilos. Quero me adaptar da melhor maneira possível ao estilo do Filipe Luís. O futebol se joga igual em todas as formas."
Questionado sobre a intensidade do calendário brasileiro, acrescentou: "A mim, não me surpreende. No Atlético, sempre pude jogar a cada três dias. Todas as equipes que estive foi assim. Me sinto bem fisicamente, não acho que será um problema jogar a cada três dias. Tem que descansar bem, treinar bem."
Falou também sobre a adaptação à nova realidade: "É uma mudança grande, quero me adaptar o mais rápido possível ao Rio, aos torneios, ao vestiário. Minha família está aqui há três dias, vamos tentar aprender português para nos comunicar da melhor maneira possível. É um desafio para mim, para minha família. Quando uma equipe como o Flamengo chama, um clube gigante, foi uma decisão fácil e muito pensada com minha família."
Diretoria destaca trajetória e mercado
Na apresentação, José Boto, diretor de futebol do Flamengo, ressaltou a importância do novo meia: "É quase uma redundância apresentar um jogador que todos do mundo do futebol conhecem. Multicampeão, o conheço desde os 17 anos. Se todos o conhecem, imaginem nosso treinador, com quem jogou por quatro anos. Chega para suprir algumas falhas que identificamos no elenco. Seja bem-vindo".
O clube carioca também está perto de anunciar outros reforços, com acordos já estabelecidos com Emerson Royal e Jorge Carrascal, além de negociações com o atacante Samuel Lino. Enquanto isso, o lateral-direito Wesley deve se transferir para a Roma, da Itália, e o volante Gerson já foi vendido para o Zenit, da Rússia.