{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/png/2025/07/24/1200x720/1_image-57286537.png?20250724111958?20250724111958
‘Ainda estou aqui’ é eleito Melhor Filme Ibero Americano
Longa dirigido por Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, acumula 47 prêmios nacionais e internacionais
O filme “Ainda estou aqui” conquistou o prêmio de Melhor Filme Ibero Americano na premiação Premios Sur, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina. Esta foi a primeira vez que essa categoria foi premiada, sendo o longa de Walter Salles o primeiro vencedor da história da premiação.
Cerimônia e discurso de agradecimento
A cerimônia ocorreu na noite de 23 de julho no Teatro del Libertador General San Martín, em Córdoba, Argentina. Walter Salles não pôde estar presente, mas enviou um vídeo agradecendo em nome de toda a equipe. Em seu discurso, ele afirmou: "O prêmio de Melhor Filme Ibero Americano é uma honra para todos nós, que fizemos ‘Ainda Estou Aqui’. Para Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, para cada um dos atores e técnicos que tornaram nosso filme possível — e para mim." Salles também elogiou o cinema argentino e destacou a importância da memória e resistência retratadas no filme, especialmente em tempos atuais em que a democracia é atacada em vários países.
Reconhecimento e repercussão internacional
Selecionado para mais de 50 festivais ao redor do mundo, “Ainda Estou Aqui” já acumulou 47 prêmios nacionais e internacionais. O filme ainda está concorrendo a outros prêmios, como o Premio Lihuén no Chile, e terá estreias em países como Japão, Escandinávia, Dinamarca e Noruega. No Brasil, a produção já foi assistida por quase 6 milhões de pessoas nos cinemas e está disponível no Globoplay, onde teve a melhor estreia da plataforma, quebrando recordes de consumo de vídeo sob demanda.
Sobre o filme e seu elenco
“Ainda estou aqui” conta a história da família de Eunice e do ex-deputado Rubens Paiva, destruída pela ditadura militar. Rubens Paiva foi sequestrado em 1971 por agentes do governo e nunca mais foi encontrado. O filme retrata a luta de Eunice pela verdade e justiça, além dos impactos dessa tragédia na família.
Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva, papel que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. Fernanda Montenegro faz uma participação marcante como a idosa Eunice, que enfrentou Alzheimer por 14 anos. O elenco conta ainda com jovens talentos como a atriz mineira Bárbara Luz, que interpreta a filha do casal Paiva.
Premiações e importância do filme
Além do Premios Sur, o filme já foi premiado em importantes festivais e cerimônias, como Festival de Veneza (Melhor Roteiro), Globo de Ouro (Fernanda Torres como Melhor Atriz), Festival de Palm Springs, Critics Choice Awards, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e outros. O reconhecimento da obra reflete sua relevância cultural, histórica e artística, sensibilizando audiências no Brasil e exterior.