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Comerciantes mineiros estão otimistas com aumento nas vendas para o Dia dos Pais em 2025
Pesquisa da Fecomércio MG revela que mais da metade dos empresários esperam faturamento superior ao do ano passado na data comemorativa
Mais da metade (55,2%) dos comerciantes de Minas Gerais acreditam que as vendas para o Dia dos Pais, que será comemorado em 10 de agosto, vão superar os resultados de 2024. Segundo o estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), 29,1% dos empresários esperam que as vendas fiquem estáveis em relação ao ano anterior, enquanto 15,7% preveem queda nas receitas.
Estudo e perspectivas dos comerciantes
A pesquisa, conduzida pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, ouviu 409 empresas de diferentes regiões do estado entre os dias 7 e 14 de julho. Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca o valor afetivo da data: "O Dia dos Pais é uma data que possui um apelo emocional muito alto. Isso implica que, por mais que o consumidor esteja endividado, há um aumento considerável da busca por determinados produtos (principalmente aqueles que compõem a cesta de itens buscados pelo público masculino) no período que abrange a data. Consequentemente, esta é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e traçarem estratégias para estarem cada vez mais próximos dos seus clientes".
Motivações para expectativa positiva e negativa
Entre os motivos apontados para o otimismo com o aumento das vendas, destacam-se o otimismo geral (68,5%), o valor afetivo da data (21,8%), o lançamento de novos produtos (15,2%) e a expectativa de maior volume de vendas (14,5%). O percentual de crescimento mais citado pelos empresários é de até 10%, seguido por faixas entre 10% e 20% (22,6%) e entre 20% e 30% (19,5%).
Por outro lado, os motivos que pesam para uma possível piora nos resultados incluem a crise econômica (25,5%), o endividamento dos consumidores (23,4%), maior cautela dos compradores (21,3%) e preços elevados dos produtos (17%).
Ações promocionais e produtos preferidos
Para incentivar as vendas, 48,2% dos empresários planejam lançar promoções, 41,5% investirão em atendimento diferenciado, 21,4% em divulgação nas redes sociais e 16,5% em propaganda tradicional. Quanto aos itens que devem ser mais presentesados na data, lideram roupas (26,6%), kits ou cestas (20,7%), calçados (14,2%), carnes (10,7%), cosméticos (8,3%) e bebidas (7,7%).
Além disso, 56,5% dos comerciantes pretendem investir em produtos ou serviços específicos para o Dia dos Pais. O tíquete médio esperado para a maioria dos consumidores está entre R$ 70 e R$ 100 (25,4%), seguido pelas faixas de R$ 100 a R$ 200 (24,1%) e de R$ 50 a R$ 70 (17,1%).
Formas de pagamento e previsão de vendas
Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado será o mais utilizado, segundo 47,2% dos entrevistados, seguido pelo Pix (26,1%), cartão de crédito à vista (12%) e cartão de débito (5,7%). Os comerciantes esperam que 79,3% das vendas relacionadas ao Dia dos Pais ocorram na semana que antecede a data.