{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Cartório exigiu nome religioso para registro de Preta Gil
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/webp/2025/07/21/1200x720/1_preta_gil_gilberto_gil-57047326.webp?20250721132352?20250721132352

Cartório exigiu nome religioso para registro de Preta Gil

Gilberto Gil teve que incluir nome católico no registro oficial da filha, conforme imposição do tabelião

Por Admin

23/07/2025 16:01 · Publicado há 8 horas
Categoria: Outros

Gilberto Gil revelou nas redes sociais uma dificuldade enfrentada ao registrar o nome da filha, Preta Gil. Segundo ele, o cartório onde fez o registro impôs uma exigência religiosa para que o nome fosse aceito no documento oficial.

Registro do nome de Preta Gil

Ao tentar registrar o nome "Preta" para sua filha, Gilberto Gil contou que foi questionado pela funcionária do cartório. "Quando fui fazer o registro da Preta Gil, eu falei para a moça registrar Preta. Ela perguntou: 'Preta?' Eu disse: 'Sim. Se for Branca, Bianca, Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas'. Aí ela colocou", relatou o cantor.

Exigência religiosa no nome

O cantor explicou que o tabelião não permitiu que o nome fosse registrado apenas como "Preta". "O tabelião falou: 'Você não vai poder registrar o nome de sua filha de Preta'. Imagina! Meu pai começou a fazer discurso", lembrou Gilberto Gil. Ele acrescentou que a imposição foi a inclusão de um nome católico junto ao nome de Preta. "Falaram: Tudo bem, você vai botar Preta, mas só se botar um nome católico junto. Então eu me chamo Preta Maria por conta do tabelião e pela Mãe Divina".

Contexto e homenagem

Preta Gil nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha. O nome completo da cantora carrega essa homenagem à cultura religiosa católica, devido à exigência do cartório na época do registro.

Trajetória e estado de saúde

Além de cantora, Preta Gil também atuou como atriz e apresentadora, e era sócia da agência de marketing Music2Mynd, com sede em São Paulo. Em agosto de 2024, ela foi diagnosticada com tumores e retomou o tratamento contra o câncer. Recentemente, ela estava internada para observação médica e passou por um complexo procedimento cirúrgico.

Legado e homenagens

Preta Gil se apresentou ao lado do pai em abril de 2025 em São Paulo, onde cantaram juntos a música "Drão", uma homenagem à mãe de Preta. A cantora também compartilhou momentos de sua recuperação e expressão de gratidão pelas redes sociais, inspirando seguidores com sua luta contra a doença.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade