{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/8874667/2147483647/strip/true/crop/2048x1153+0+94/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F0b%2Fec%2Fd3baaf31493b81c859f5fed571e1%2F5466435
Dudu entra com pedido de efeito suspensivo e Atlético aguarda para escalar atacante
Atacante punido por misoginia aguarda decisão do STJD para jogar contra Palmeiras
O atacante Dudu entrou com um pedido de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) neste sábado (19), após ser punido na sexta-feira (18) pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD por atos de misoginia contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. A punição imposta ao jogador é de suspensão por seis partidas em todas as competições oficiais da CBF, além de multa de aproximadamente R$ 90 mil.
Preparação para o jogo
Enquanto aguarda a decisão do STJD, o Atlético se prepara para o confronto contra o Palmeiras, que acontecerá no domingo (20), às 17h30 (horário de Brasília), pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A presença de Dudu no jogo, que será no Allianz Parque, em São Paulo, depende da resposta do Tribunal ao pedido de efeito suspensivo.
Apoio do clube e entendimento do tribunal
Internamente, o Atlético demonstrou total apoio ao jogador e deu suporte para a solicitação do efeito suspensivo junto ao STJD. A Procuradoria do tribunal entendeu que o atacante infringiu o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de atos discriminatórios relacionados a preconceitos de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
O presidente da sessão, Dr. Paulo Ceo, ressaltou: "Não defendo que toda fala ofensiva seja criminalizada ou sancionada, mas não tenho dúvida que algumas falas e expressões ultrapassam o limite permitido pela nossa Constituição Federal e pelos tratados dos direitos humanos".
Histórico do conflito
O desentendimento entre Dudu e Leila Pereira teve início no meio do ano anterior, quando o jogador foi anunciado como reforço do Cruzeiro, mas acabou não se transferindo. Naquela ocasião, a presidente do Palmeiras cobrou o cumprimento do acordo com o clube celeste. As tensões retornaram em novembro, quando Dudu mostrou apoio ao ex-presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, que antecedeu Leila.
Ao final do Brasileirão de 2024, Dudu e Palmeiras rescindiram o contrato. Em janeiro, Leila voltou a comentar sobre o atacante afirmando que ele "saiu pela porta dos fundos". Poucas horas depois, Dudu respondeu nas redes sociais com expressões como "me esquece" e "VTNC".