{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Ídolo de América e Athletico-PR, ex-goleiro Flávio morre aos 54 anos
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/a4ca41c/2147483647/strip/true/crop/905x510+0+8/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Ff7%2Fa0%2F9cad8b5040b6997ecf05dcc3127d%2Fcaptura-de

Ídolo de América e Athletico-PR, ex-goleiro Flávio morre aos 54 anos

Ex-jogador enfrentou câncer de próstata nos últimos anos e marcou história no futebol brasileiro

Por Admin

14/07/2025 10:00 · Publicado há 5 horas
Categoria: Esportes

Flávio Pantera, ex-goleiro com passagem marcante pelo América e ídolo do Athletico-PR, faleceu neste domingo (13), aos 54 anos. Nos últimos anos, ele enfrentava um câncer de próstata, embora a causa oficial de sua morte não tenha sido divulgada.

Campanha de apoio e tratamento

No ano anterior, o América realizou um leilão de uma camisa com o nome do ex-goleiro para ajudar a custear os tratamentos de Flávio. A revelação dos problemas de saúde dele veio acompanhada do apoio do irmão, que mobilizou clubes, torcedores e ex-jogadores para uma campanha de arrecadação de fundos. Athletico-PR, América, Paraná e CSA, clubes em que Flávio atuou, também participaram da iniciativa.

Recuperação e agradecimento

Em janeiro deste ano, Flávio usou as redes sociais para agradecer a ajuda recebida e anunciar que estava curado do câncer. "Passando para fazer um agradecimento a Deus, por ter restaurado minha vida, ter me curado dessa enfermidade que eu tive. Pude ter a oportunidade de comemorar natal e ano-novo e minha família e amigos", declarou ele.

Carreira e legado

Natural de Maceió, Flávio começou sua carreira no CSA na década de 1990. Entre 1995 e 2002, destacou-se no Athletico-PR, conquistando títulos da Série B e Série A do Campeonato Brasileiro. Após uma breve passagem pelo Vasco, construiu uma trajetória importante no Paraná Clube, onde jogou de 2003 a 2007 e participou da única Copa Libertadores do clube, em 2007.

De 2008 a 2011, Flávio defendeu o América, sendo peça fundamental no acesso do clube da Série C à Série A, atuando frequentemente como titular. Após essa passagem, retornou ao CSA e disputou mais duas temporadas antes de se aposentar em 2013.

Homenagens e lembranças

Flávio é lembrado com carinho por torcedores e clubes pelos quais passou, sendo reconhecido como um ídolo tanto no América quanto no Athletico-PR. Sua luta contra a doença e a contribuição no futebol brasileiro marcam sua memória entre os fãs de esporte.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade